Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Sofonias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3

(Versículos e sumário)

3 Ai da cidade provocadora, e que depois de ter sido resgatada, fica estúpida como uma pomba!

2 Ela não ouviu a voz, nem tomou o ensino; ela não confiou no Senhor, nem se aproximou ao seu Deus.

3 Os seus príncipes são no meio dela como uns leões rugindo; os seus juízes como uns lobos que devoram a sua presa à tarde, sem deixarem nada dela para o outro dia.

4 Os seus profetas são uns loucos, uns homens sem fé; os seus sacerdotes mancharam o santo, obraram injustamente contra a lei.

5 O Senhor como justo que é no meio dela não fará injustiça; ele desde a manhã, desde o ponto do dia, produzirá à luz o seu juízo e não se esconderá; o ímpio porém não soube que coisa era ter vergonha.

6 Eu destruí as gentes, e as suas torres foram deitadas abaixo; eu tornei os seus caminhos desertos, sem haver mais quem por eles passe; as suas cidades estão desoladas, não havendo já um homem nelas, nem pessoa alguma que as habite;

7 Eu te disse: Ao menos depois disto temer-me-ás tu, aproveitar-te-ás dos meus avisos; e a sua cidade evitará a ruína, que a ameaça por causa de todos os crimes, pelos quais eu já a visitei; eles porém levantando-se ao contrário de madrugada corromperam todos os seus pensamentos.

8 Portanto espera-me, diz o Senhor, para o dia vindouro da minha ressurreição, porque o meu intento é congregar eu as gentes, e unir os reinos; e derramarei sobre eles a minha indignação, toda a ira do meu furor; porque toda a terra será devorada pelo fogo do meu zelo.

9 Então é que eu darei aos povos uns lábios escolhidos, para que todos invoquem o nome do Senhor, e se submetam todos ao seu jugo num mesmo espírito.

10 Os que habitam da outra banda dos rios da Etiópia, me virão de lá oferecer as suas orações, os filhos do meu povo dispersos me trarão os seus presentes.

11 Naquele dia tu não serás confundida por todas as invenções do teu capricho, com que prevaricaste contra mim; porque então exterminarei eu do meio de ti aqueles que, pelas suas palavras cheia de fasto, te entretinham na tua soberba, e tu para o diante não tornarás mais a elevar-te por possuíres o meu santo monte.

12 E deixarei no meio de ti um povo pobre, e necessitado; e eles esperarão no nome do Senhor.

13 As relíquias de Israel não cometerão iniquidades, nem proferirão a mentira, e não se achará na boca deles língua enganosa; porquanto eles mesmos serão apascentados, e repousarão, e não haverá que os espante.

14 Entoa cânticos de louvor, filha de Sião; enche-te, Israel, de júbilo; alegra-te e exulta de todo o coração, filha de Jerusalém.

15 O Senhor apagou a sentença da tua condenação, ele alongou de ti os teus inimigos. O Senhor, que é o rei de Israel, está no meio de ti; tu não temerás mais para o diante mal algum.

16 Naquele dia dir-se-á a Jerusalém: Não temas. Não se enfraqueçam as tuas mãos, ó Sião.

17 O Senhor teu Deus, o forte, está no meio de ti, ele mesmo te salvará; ele se regozijará em ti com alegria, calar-se-á por seu amor, exultará por teu respeito com louvor.

18 Eu congregarei esses homens vãos, que se tinham apartado da lei, visto que eles te pertenciam; a fim de que tu não tenhas mais vergonha por causa deles.

19 Eis aqui estou eu que naquele tempo matarei a todos os que te afligiram; e salvarei o que coxeava; e farei voltar aquela que tinha sido desterrada; e fá-los-ei célebres com louvor, e nomeada em todas as partes em que eles se viram cheios de confusão.

20 Naquele tempo em que eu vos farei tornar; e no tempo em que eu vos ajuntarei todos; porque eu vos farei célebres pela nomeada, e louvor, diante de todos os povos da terra, quando eu tiver feito vir diante de vossos olhos toda a multidão dos vossos cativos, diz o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir