Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Oseias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 10

(Versículos e sumário)

10 Israel era uma vide frondosa, o fruto lhe correspondeu à medida; segundo a multidão do seu fruto multiplicou os seus altares; à proporção da fertilidade da sua terra abundou em simulacros.

2 Dividiu-se o seu coração, agora perecerão; o Senhor vai a quebrar os seus simulacros, a deitar abaixo os seus altares.

3 Agora pois dirão eles: Nós não temos rei; porque não tememos o Senhor; e que nos fará o rei?

4 Falai palavras de visão inútil, e fazei aliança; e o juízo como erva amarga brotará sobre os regos do campo.

5 Os habitantes de Samaria adoraram as vacas de Bethaven; porque o povo que adorava este ídolo chorou sobre ele, como também os guardas do seu templo a seu respeito exultaram na sua glória, porque esta lhes foi transferida para fora do seu país.

6 Porquanto ele também foi levado a Assur, como um presente ao rei vingador; a confusão se apoderará de Efraim, e ficará envergonhado Israel por haver seguido o seu capricho.

7 Samaria fez desaparecer o seu rei, como uma escuma, que se levanta sobre a superfície da água.

8 E os altos consagrados ao ídolo, que fazem o pecado de Israel, serão desfeitos; sobre os seus altares crescerão espinhos e abrolhos; e os filhos de Israel dirão aos montes: Cobri-nos; e aos outeiros: Caí sobre nós.

9 Desde os dias de Gábaa não fez Israel mais que pecar, nisso têm eles perseverado; não os apanhará a peleja como quando eles combateram em Gábaa contra os filhos da iniquidade.

10 Eu os castigarei à medida do meu desejo; quando eles assim forem punidos por causa das suas duas iniquidades, se ajuntarão contra eles os povos.

11 Efraim é como uma novilha acostumada a gostar da debulha, mas eu passei por cima da formosura do seu pescoço; montarei sobre Efraim, Judá lavrará, Jacob abrirá os seus regos.

12 Semeai para vós na justiça, e segai na boca da misericórdia, alqueivai os vossos pousios; o tempo porém de buscar o Senhor, será quando tiver vindo aquele que vos há de ensinar a justiça.

13 Vós arastes a impiedade, segastes e iniquidade, comestes o fruto da mentira; porque tu confiaste nos teus caminhos, na multidão dos teus valentes.

14 Levantar-se-á tumulto no teu povo; e todas as tuas fortificações serão destruídas, como foi destruído Salmana pela casa do que julgou a Baal no dia da peleja, esmagada a mãe sobre os filhos.

15 Assim vos fez Bethel à vista da malícia das vossas perversidades.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir