Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Oseias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 9

(Versículos e sumário)

9 Não te alegres, Israel, não exultes como os povos; porque tu abandonaste a teu Deus, amaste a recompensa sobre todas as eiras de trigo.

2 A eira e o lagar os não sustentará, nem o vinho corresponderá à sua esperança.

3 Eles não habitarão na terra do Senhor; Efraim se tornou para o Egito e ele comeu viandas imundas entre os assírios.

4 Eles não farão libações de vinho ao Senhor, nem elas lhe serão agradáveis; os seus sacrifícios serão como o pão que se come nos funerais; todos os que comerem dele, ficarão contaminados; porque sendo o seu pão para a vida deles mesmos, não terá entrada na casa do Senhor.

5 Que fareis vós no dia solene, no dia da festa do Senhor?

6 Porque eis aí escaparam eles da desolação; o Egito os congregará. Mênfis os sepultará; quanto à prata que eles cobiçaram a urtiga a herdará, crescerão os espinhos nas suas casas.

7 Chegaram os dias da visita, chegaram os dias de retribuição; sabe, Israel, que os teus profetas são uns loucos, que os teus espirituais são uns homens insensatos, por causa da multidão da tua iniquidade e do excesso da tua amência [demência];

8 O sentinela de Efraim para com o meu Deus; o profeta se tornou em laço para ruína sobre todos os seus caminhos, em loucura na casa de seu Deus.

9 Eles pecaram profundamente, como nos dias de Gábaa; o Senhor se lembrará da sua iniquidade; e visitará os seus pecados.

10 Eu achei a Israel, como uns cachos de uvas, que se acham no deserto; eu vi a seus pais, como os primeiros frutos da figueira que aparecem no cimo dela; mas eles entraram em Beelfegor, e se alienaram de mim, para se cobrirem de confusão, e se tornaram abomináveis, como as coisas que amaram.

11 A glória de Efraim voou como uma ave, seus filhos morreram à nascença, ou no ventre de suas mães, ou no momento em que foram concebidos.

12 Mas ainda quando eles tenham criado alguns filhos, eu farei com que fiquem sem filhos entre os homens; e também ai deles quando eu me apartar deles.

13 Efraim, pelo que vi, era outra Tiro fundada em formosura; mas Efraim levará seus filhos ao que lhes há de tirar a vida.

14 Dá-lhes, Senhor. Que lhes darás? Dá-lhes um ventre estéril, e uns peitos secos.

15 Toda a sua malícia apareceu em Galgal, porque ali é que lhes concebi aversão; eu os lançarei fora da minha casa por causa da malícia das invenções do seu capricho; eu não lhes tornarei mais a ter amor, todos os seus príncipes são apóstatas.

16 Efraim foi ferido, a raiz deles se secou; eles não darão mais fruto. E se ainda eles tiverem filhos, matarei aos mais queridos de suas entranhas.

17 O meu Deus os rejeitará, porque eles o não ouviram; e eles andarão errantes entre as nações.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir