Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Oseias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 7

(Versículos e sumário)

7 Quando eu queria curar a Israel, se fez patente a iniquidade de Efraim, e a malícia de Samaria, pelas obras de mentira que fizeram; por isso o roubador veio para os despojar por dentro, e o ladrão formigueiro por fora.

2 E porque talvez não digam nos seus corações que eu me lembrei de toda a malícia deles; agora os cercaram para castigo outras invenções do seu capricho, as que têm sido cometidas diante da minha face.

3 Eles alegraram ao rei com a sua malícia; e aos príncipes com as suas mentiras.

4 Todos eles são uns adúlteros, semelhantes a um forno aceso pelo forneiro; cessou um poucochinho a cidade da mistura do fermento, até que a massa se levedou toda.

5 Este é o dia do nosso rei; os príncipes começaram a enfurecer-se com o vinho; o rei estendeu a sua mão com os ilusores.

6 Quando eles pois lhe armava um laço, lhe descobriram eles o seu coração, como um forno; toda a noite dormiu o que os cozia, pela manhã ele mesmo apareceu todo esbraseado como fogo de chama.

7 Todos eles aqueceram como um forno, e devoraram os seus juízes juntamente com eles; todos os seus reis caíram; não há entre eles um só que clame a mim.

8 Efraim se misturava em pessoa com os povos; Efraim se fez como um pão que se coze debaixo da cinza, que não se volta de uma para outra parte.

9 Os estrangeiros comeram-lhe a força, e ele o não sentiu; os seus cabelos também se fizeram ainda todos brancos e ele o não percebeu.

10 E a soberba de Israel à vista dele mesmo será humilhada; e eles não se voltaram para o Senhor seu Deus, nem o buscaram em todos estes males.

11 E se tornou Efraim como uma pomba enganada sem ter inteligência; eles chamavam o Egito, eles foram buscar os assírios.

12 Mas depois que forem, eu estenderei sobre eles a minha rede; eu os farei cair como uma ave do céu, eu os ferirei na conformidade do que eles têm ouvido nos seus congressos.

13 Ai deles, porque se retiraram de mim! eles serão a presa de seus inimigos, porque prevaricaram contra mim; e eu os resgatei; e eles publicaram mentiras contra mim.

14 E não clamaram a mim do fundo do seu coração, mas uivavam nos seus leitos; eles não meditavam senão como haviam de ter muito trigo e vinho, eles se retiraram de mim.

15 E eu os instruí, e lhes reforcei os braços; mas eles pensaram contra mim a malícia.

16 Eles quiseram de novo sacudir o jugo; fizeram-se como um arco doloso; cairão mortos à espada os príncipes deles pelo furor da sua língua. Tal foi a mofa deles na terra do Egito.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir