Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Oseias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 5

(Versículos e sumário)

5 Ouvi isto, ó sacerdotes, e atendei, ó casa de Israel e escutai, ó casa do rei; porque sobre vós se vai a exercer o juízo, porque antes vós vos viestes a fazer para aqueles sobre que devíeis vigiar um laço, e uma rede estendida sobre o Thabor.

2 E vós fizestes que as vítimas caíssem no profundo; eu porém sou o mestre de todos eles.

3 Eu conheço a Efraim, e Israel não me foi encoberto; porque agora fornicou Efraim, contaminou-se Israel.

4 Eles não aplicarão os seus cuidados a voltar para o seu Deus; porque o espírito das fornicações está no meio deles, e porque não conheceram o Senhor.

5 E a arrogância de Israel se verá pintada na sua face; assim Israel, como Efraim, precipitar-se-ão pela sua iniquidade, Judá cairá por terra também com eles.

6 Eles andarão em busca do Senhor pelos sacrifícios dos seus rebanhos, e das suas manadas, e eles o não acharão; ele se retirou deles.

7 Eles prevaricaram contra o Senhor, porque geraram os filhos bastardos; agora serão consumidos dentro de um mês, eles e tudo o que possuem.

8 Soai com a buzina em Gábaa, fazei retinir a trombeta em Rama; dai berros em Bethaven, tu, Benjamim, faze ouvir os teus por detrás de ti.

9 Efraim será em desolação no dia do castigo; eu mostrei nas tribos de Israel a fidelidade da minha palavra.

10 Os príncipes de Judá obraram como uma gente que não cuida senão em estender as suas terras; eu derramarei sobre eles a minha ira como uma torrente.

11 Efraim padece calúnia, oprimido de juízos; porque ele começou a se deixar ir após as suas imundícies.

12 E eu me fiz para Efraim como a traça; e para a casa de Judá como a podridão.

13 E viu Efraim a sua fraqueza, e Judá as suas cadeias; e Efraim recorreu a Assur, e Judá buscou um rei que fosse o seu vingador; mas ele não poderá curar-vos, nem poderá desatar as vossas cadeias.

14 Porque eu serei para Efraim como uma leoa, e para a casa de Judá como um leãozinho; eu, eu mesmo irei tomar a minha presa, e abalarei com ela; eu a levarei, e não há quem ma arranque das mãos.

15 Partindo depois voltarei para o lugar onde habito; até que vós caiais na última miséria, e busqueis a minha face.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir