Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Números    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 32

(Versículos e sumário)

32 Ora os filhos de Ruben e de Gad tinham muitos gados, e possuíam em bestiagem um cabedal imenso. Vendo pois que as terras de Jazer e de Galaad eram próprias para sustentar animais,

2 Vieram ter com Moisés, e com o sacerdote Eleazar, e com os príncipes do povo, e lhes disseram:

3 Ataroth, Dibon, Jazer, Nemra, Hesebon, Eleale, Saban, Nebo, Beon,

4 Terras que o Senhor feriu à vista dos filhos de Israel, são um país fertilíssimo para pasto dos animais; e nós teus servos, temos muitíssimos gados;

5 E se achamos pois graça diante de ti, suplicamos-te, que o dês a teus servos em possessão, e não nos faças passar o Jordão.

6 Aos quais respondeu Moisés: Porventura irão vossos irmãos para a batalha, e vós ficareis aqui mui descansados?

7 Porque meteis vós terrores nos ânimos dos filhos de Israel, para não ousarem passar ao lugar, que o Senhor está para lhes dar?

8 Não é isto fazer o mesmo que fizeram vossos pais, quando eu os mandei de Cadesbarne a reconhecer a terra?

9 E depois de terem chegado ao vale do Cacho, examinada toda aquela região, perverteram o coração dos filhos de Israel, para que não entrassem nos limites que o Senhor lhes havia dado;

10 O qual, irado, jurou, dizendo:

11 Estes homens, que saíram do Egito, de vinte anos e daí para cima, não verão a terra, que eu prometi com juramento a Abraão, a Isaac e a Jacob; porque me não quiseram seguir,

12 Exceto Caleb filho de Jefone Cenezeu, e Josué filho de Nun; estes cumpriram com a minha vontade.

13 E o Senhor irado contra Israel, o fez andar errante pelo deserto quarenta anos, até que fosse extinta toda a geração, que tinha pecado na sua presença.

14 E eis aqui agora, prosseguiu Moisés, vos levantastes vós em lugar de vossos pais como uns renovos e umas cria, de homens pecadores, para aumentardes ainda o furor do Senhor contra Israel.

15 Se não quiserdes seguir o Senhor, ele deixará o povo no deserto, e vós sereis a causa da morte de todos.

16 Mas eles chegando-se, lhe disseram: Nós edificaremos currais para as nossas ovelhas, e cavalariças para os nossos animais, e cidades fortes para os nossos filhinhos;

17 Nós porém, armados e prontos iremos ao combate na frente dos filhos de Israel, até os metermos nos seus lugares. Entretanto as nossas crianças, e tudo o que podemos possuir, ficarão em cidades muradas, por causa das ciladas dos naturais do país.

18 Não voltaremos para nossas casas, menos que os filhos de Israel não possuam a sua herança;

19 Nem pretenderemos cousa alguma da banda d’além do Jordão, visto que já possuímos a nossa porção na sua ribeira oriental.

20 Moisés lhes respondeu: Se vós fazeis o que prometeis, marchai em presença do Senhor prontos a combater;

21 E todo o homem de guerra passe armado o Jordão, até que o Senhor destrua os seus inimigos,

22 E todo o país lhe fique submetido; então sereis inculpáveis diante do Senhor e diante de Israel, e possuireis as terras que desejais, diante do Senhor.

23 Mas se não fizerdes o que dizeis, é sem dúvida que pecareis contra Deus; e tende entendido que o vosso pecado vos há de apanhar.

24 Edificai pois cidades para os vossos filhinhos, e currais, e cavalariças para as ovelhas e animais, e cumpri o que prometestes.

25 E responderam os filhos de Gad e de Ruben a Moisés: Somos teus servos, faremos o que nosso senhor nos manda.

26 Deixaremos nas cidades de Galaad os nossos filhinhos, e mulheres, e gados, e bestiagem;

27 Nós porém teus servos iremos à guerra prontos para pelejar, como tu, senhor, o mandas.

28 Moisés pois deu esta ordem ao sacerdote Eleazar, e a Josué filho de Nun, e dos príncipes das famílias pelas tribos de Israel, e lhes disse:

29 Se os filhos de Gad e os filhos de Ruben passarem todos convosco o Jordão armados a pelejar diante do Senhor, e vos for sujeita a terra, dai-lhes Galaad em possessão.

30 Mas se eles não quiserem passar armados convosco à terra de Canaã, recebam entre vós os lugares da sua morada.

31 E responderam os filhos de Gad e os filhos de Ruben: Da mesma sorte que o Senhor disse a seus servos, assim o faremos;

32 Nós mesmos armados marcharemos diante do Senhor para a terra de Canaã, e confessamos que já temos recebido a nossa possessão da banda d’áquem do Jordão.

33 Deu portanto Moisés aos filhos de Gad e de Ruben, e a meia tribo de Manassés filho de José, o reino de Sehon, rei dos Amorreus, e o reino de Og, rei de Basan, e o seu território com as cidades do seu contorno.

34 Pelo que os filhos de Gad reedificaram as cidades de Dibon, Ataroth, Aroer,

35 Etroth, Sofan, Jazer, Jegbaa,

36 Bethnemra, e Betharan, cidades fortificadas, e fabricaram currais para os seus gados.

37 Os filhos porém de Ruben reedificaram a Hesebon, Eleale, Cariathaim,

38 Nabo e Baalmeon, mudando-lhes os nomes, e também a Sabama, pondo nomes às cidades, que tinham fundado.

39 E os filhos de Maquir, filho de Manassés, passaram ao país de Galaad e o arruinaram, mortos os Amorreus que o habitavam.

40 Deu pois Moisés o país de Galaad a Maquir filho de Manassés, que habitou nele.

41 Depois passou Jair filho de Manassés ao mesmo país, e nele se fez senhor de muitas aldeias, a que deu o nome de Havoth-Jair, que quer dizer, as aldeias de Jair.

42 Passou também Nobe, e tomou a Canath com as suas aldeias, e lhe deu o seu nome, chamando-a Nobe.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir