Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Números    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 20

(Versículos e sumário)

20 E vieram os filhos de Israel e toda a multidão para o deserto de Sin, no mês primeiro; e ficou o povo em Cades. Ali faleceu Maria, e no mesmo lugar foi enterrada.

2 E como o povo necessitasse de água, se juntaram contra Moisés e Arão;

3 E tendo excitado um motim, disseram: Oxalá que nós tivéssemos perecido entre os nossos irmãos diante do Senhor.

4 Porque tirastes vós a congregação do Senhor para o deserto, para morrermos assim nós, como os nossos animais?

5 Porque nos fizestes subir do Egito, e nos trouxestes a este péssimo lugar, que não se pode semear, e onde se não dão nem figueiras, nem vinhas, nem romeiras, e em cima disto não tem água que se beba?

6 E Moisés e Arão, deixada a turba, entraram no tabernáculo do concerto, e tendo-se prostrado com o rosto em terra, clamaram ao Senhor, e disseram: Senhor Deus, ouve o clamor deste povo, e abre-lhe o teu tesouro, uma fonte de água viva, para que saciando-se, cesse a sua murmuração. E apareceu sobre eles a glória do Senhor.

7 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:

8 Toma a vara, e junta o povo tu e Arão teu irmão e falai à pedra diante deles, e ela dará águas. E depois que tiveres feito sair água da pedra, beberá toda a multidão e os seus animais.

9 Tomou pois Moisés a vara, que estava diante do Senhor, conforme lhe tinta ordenado,

10 E tendo congregado a multidão diante da pedra, lhes disse: Ouvi rebeldes e incrédulos: Acaso poderemos nós fazer sair desta pedra água para vós?

11 E tendo Moisés levantado a mão ferindo duas vezes com a vara a pederneira, saíram dela águas copiosíssimas, de sorte que bebeu o povo e os animais.

12 E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porque vós me não crestes para me santificardes diante dos filhos de Israel, não introduzireis estes povos na terra, que tenho para lhes dar.

13 Esta é a água da contradição; onde os filhos de Israel murmuraram contra o Senhor, e onde o Senhor foi santificado no meio deles.

14 Entretanto enviou Moisés de Cades embaixadores ao rei de Edom, que lhe dissessem: Isto te envia a dizer teu irmão Israel: Bem sabes os trabalhos em que nos vimos metidos,

15 De que modo desceram nossos pais ao Egito, e habitamos aí muito tempo, como os Egípcios nos afligiram a nós, e a nossos pais;

16 E como clamamos ao Senhor, e nos ouviu, e enviou um anjo, que nos tirou do Egito. eis aqui postos na cidade de Cades, que está situada nos teus últimos limites,

17 Te suplicamos que nos deixes passar pelo teu país. Não iremos pelos campos, nem pelas vinhas, nem beberemos das águas dos teus poços; mas iremos pela estrada real, sem declinarmos nem para a direita, nem para a esquerda, até que passemos além das tuas terras.

18 Edom lhe respondeu: Não passarás pelas minhas terras; de outra sorte armado te sairei ao encontro.

19 E os filhos de Israel replicaram: Nós marcharemos pelo caminho ordinário; e se bebermos as tuas águas nós e os nosso gados, pagar-lhe-emos o que for justo; não haverá dificuldade alguma no preço, permite somente que passemos de corrida.

20 Mas ele respondeu: Não hás de passar; e marchou logo ao encontro deles com infinita gente, e com um poderoso exército;

21 Nem quis condescender com o que lhe rogavam, para lhes conceder passagem pelo seu país, pelo que se desviou Israel das suas terras.

22 E tendo abalado de Cades, vieram ao monte Hor, que é nos confins da terra de Edom,

23 Aonde falou o Senhor a Moisés:

24 Vá, lhe diz, juntar-se Arão ao seu povo, porque ele não entrará na terra, que eu dei aos filhos de Israel, porque foi incrédulo às palavras da minha boca; nas águas da contradição:

25 Toma a Arão e a seu filho com ele, e leva-os ao monte Hor.

26 E depois de teres despido do seu vestido ao pai, vestirás com ele a Eleazar seu filho; Arão será recolhido, e morrerá aí.

27 Fez Moisés como o Senhor lhe mandara; e subiram ao monte Hor diante de toda a multidão.

28 E depois que despojou a Arão dos seus vestidos, vestiu com eles a Eleazar seu filho.

29 E logo que aquele morreu no cume do monte, desceu Moisés com Eleazar.

30 E todo o povo vendo que Arão morrera, chorou por ele com todas as suas famílias trinta dias.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir