Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Miqueias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3

(Versículos e sumário)

3 Eu disse outrossim: Ouvi, príncipes de Jacob, e chefes da casa de Israel: Porventura não é a vós que pertence saber o que é justo,

2 Os que aborreceis o bem, e amais o mal; os que arrancais com violência as suas peles de cima deles, e a sua carne de cima de seus ossos?

3 Eles comeram a carne do meu povo, e lhes arrancaram de cima a pele; e lhes quebraram os ossos, e os partiram como para os fazer cozer num caldeirão, e como carne que se quer fazer ferver dentro de uma panela.

4 Então clamarão ao Senhor e ele os não escutará; e esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles obraram perversamente segundo as invenções do seu capricho.

5 Isto diz o Senhor acerca dos profetas que seduzem o meu povo, que mordem com os seus dentes e que pregam a paz, e se algum lhes não der para meterem na sua boca alguma coisa, põe a sua piedade em lhe declarar a guerra.

6 Por isso em lugar de visão tereis vós a noite e as trevas em vez de revelação; e por-se-á o sol sobre os profetas e sobre eles se obscurecerá o dia.

7 E confundir-se-ão os que têm visões e cobrir-se-ão de vergonha os que se metem a adivinhar; e todos eles esconderão os seus rostos, quando se vir que Deus está mudo para eles.

8 Mas pelo que toca a mim, eu estou cheio da fortaleza, da justiça, e da virtude do espírito do Senhor; para anunciar a Jacob a sua maldade e a Israel o seu pecado.

9 Ouvi isto, príncipes da casa de Jacob, e juízes da casa de Israel; porque abominais a equidade, e perverteis tudo o que é reto.

10 Vós que edificais a Sião do sangue, e a Jerusalém da iniquidade.

11 Os seus príncipes davam as sentenças por presentes, e os seus sacerdotes ensinavam por interesse, e os seus profetas adivinhavam por dinheiro; e depois disto, repousavam eles sobre o Senhor, dizendo: Não é assim que o Senhor está no meio de nós? Não virão logo sobre nós males alguns.

12 Em consequência disto, por vossa causa, será lavrada Sião como um campo, e Jerusalém será reduzida a um como montão de pedras, e o monte do templo a umas altas reboleiras n de bosques.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir