Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Miqueias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 2

(Versículos e sumário)

2 Ai dos que pensais coisas inúteis e que maquinais o mal em vossos leitos; eles as executam desde o ponto que amanhece, porque contra Deus mesmo é que se levanta a sua mão.

2 E cobiçaram as terras de seus próximos, e violentamente lhas tomaram e lhes roubaram as suas casas por força; e eles oprimiam a um, com o sentido na sua casa; a outro, com o sentido nos seus bens.

3 Por cuja causa isto diz o Senhor: Eis aí faço eu tenção de enviar sobre este povo um mal; de onde vós não livrareis as vossas cervizes e não andareis mais de passo soberbo, porque o tempo é péssimo.

4 Naquele dia se tomará por assunto falar de vós e cantar-se-á com prazer uma cantiga por boca dos que vos fizerem dizer: Nós estamos de todo o ponto desolados; a sorte do meu povo se trocou. Como se retirará de mim, quando torna o que há de repartir os nossos campos?

5 Por isso não terás tu quem meça com cordel as porções na assembleia do Senhor.

6 Não digais incessantemente: Não destilará sobre estes, não os alcançará a confusão.

7 A casa de Jacob diz: Porventura fez-se menos dilatado o espírito do Senhor, ou pode ele ter tais pensamentos? Não são as minhas palavras cheias de bondade para com aquele que caminha com retidão?

8 E o meu povo pelo contrário se levantou contra mim como se eu fora inimigo; depois da túnica tirastes a capa; e àqueles que passavam em boa paz, obrigastes a andar em guerra.

9 Vós lançastes fora da casa, onde viviam mimosas, as mulheres do meu povo; sufocastes para sempre o meu louvor na boca de seus tenros filhinhos.

10 Levantai-vos e ide-vos daqui, porque vós não tendes aqui descanso; por causa da sua imundície se corromperá a vossa terra de uma podridão péssima.

11 Prouvera a Deus, que fora eu um homem que não tivesse o espírito, mas antes dissesse mentiras; eu destilarei sobre ti vinho e embriaguez; e este povo será o sobre quem se distila.

12 Eu te congregarei, ó Jacob, todo inteiro; eu reunirei as relíquias de Israel, eu o porei todo junto, como um rebanho no aprisco; como gado no meio dos currais, farão grande tumulto pela turbamulta dos homens.

13 Porque aquele que lhes há de abrir o caminho, irá adiante deles; romperão e passarão em turmas a porta, e entrarão por ela; e o seu rei será o Senhor que marchará à testa deles.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir