Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Miqueias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1

(Versículos e sumário)

1 Palavra do Senhor, que foi dirigida a Miqueias de Morasthi, nos dias de Joathan, de Accaz e de Ezequias, reis de Judá; a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém.

2 Povos, ouvi todos vós e a terra, e toda a sua plenitude esteja atenta; e o mesmo Senhor Deus seja testemunha contra vós, o Senhor que tudo vê do seu santo templo.

3 Porque o Senhor está a sair do seu lugar onde reside; e ele descerá, e pisará aos pés tudo o que há de grande na terra.

4 E debaixo dele, os montes desaparecerão; e os vales se rasgarão como a cera, diante do fogo, e como as águas, que se precipitam num abismo.

5 E tudo isto por causa da maldade de Jacob, e dos pecados da casa de Israel. Qual é a maldade de Jacob? Não é a Samaria? E quais os altos de Judá? Não é Jerusalém?

6 Eu pois tornarei Samaria como um montão de pedras no campo quando se planta uma vinha; e farei rebolar as suas pedras para um vale e descobrirei os seus fundamentos.

7 E todas as suas estátuas serão quebradas e tudo o que ela tem ganhado será queimado pelo fogo, e reduzirei em pó todos os seus ídolos. Porque as suas riquezas foram ajuntadas do preço da sua prostituição, elas virão a ser também a recompensa das prostitutas.

8 Sobre isto eu prantearei e uivarei; andarei despojado, e todo nu; darei berros como de dragões e farei lamentos como de avestruzes.

9 Porque a chaga de Samaria é desesperada, porque chegou até Judá, penetrou a porta do meu povo até Jerusalém.

10 Não o deis a saber a Geth, nem derrameis lágrimas, na casa do pó cobri-vos também de pó.

11 Passai pois cobertos de ignomínia, os que habitais na vivenda bela; a que habita nos vossos confins não saiu; a casa vizinha tomará de vós as lamentações, aquela que se susteve fiada em si mesma.

12 Porque debilitada se acha para o bem a que habita no meio de amarguras; porquanto desceu já do Senhor o mal contra a porta de Jerusalém.

13 O estrondo das quadrigas serviu de espanto aos habitantes de Laquis; o princípio do pecado da filha de Sião é que em ti se acharam as maldades de Israel.

14 Por isso enviará ele os seus emissários sobre a herança de Geth; casa de mentira para enganar aos reis de Israel.

15 Eu te mandarei ainda um herdeiro a ti, que habitas em Maresa; a glória de Israel se estenderá até Odollão.

16 Arranca-te os cabelos, e corta-os de todo para chorares a teus filhos que eram todas as tuas delícias; fica-te sem cabelo algum, como a águia; porque foram levados cativos os que procedem de ti.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir