Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Levítico    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 17

(Versículos e sumário)

17 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

2 Fala a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, dizendo-lhes: eis aqui o que o Senhor mandou, dizendo:

3 Todo o homem da casa de Israel, que matar boi ou ovelha, ou cabra no arraial, ou fora do arraial,

4 E a não apresentar à porta do tabernáculo, em oferta ao Senhor, será réu de sangue; e como se tivesse derramado sangue, perecerá do meio do seu povo.

5 Por isso os filhos de Israel devem apresentar ao sacerdote as suas hóstias, que até agora imolavam nos campos, para que sejam consagradas ao Senhor diante da porta do tabernáculo do testemunho, e eles as sacrifiquem ao Senhor como hóstias pacíficas.

6 E o sacerdote derramará o seu sangue sobre o altar do Senhor à porta do tabernáculo do testemunho, e queimará a gordura em cheiro de suavidade para o Senhor;

7 E nunca mais sacrificarão as suas hóstias aos demônios, aos quais idolatraram. Esta será uma lei eterna para eles e para os seus descendentes.

8 Dir-lhes-ás outrossim: O homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam entre vós, que oferecer um holocausto ou uma vítima,

9 E a não levar à porta do tabernáculo do testemunho, para ser oferecida ao Senhor, perecerá do meio do seu povo.

10 Qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam entre eles, se comer sangue, obstinarei eu o meu rosto contra a sua alma, e exterminá-la-ei do seu povo,

11 Porque a alma do animal está no sangue, e eu o dei a vós, para que sobre o altar expiásseis com ele as vossas almas, e para que a alma fosse expiada pelo sangue.

12 Por isso disse aos filhos de Israel: Nenhum de vós comerá sangue; nem os estrangeiros que moram entre vós.

13 Qualquer homem dos filhos de Israel, se tomar em caça ou laço fera ou ave daquelas que é lícito comer, derrame o seu sangue, e cubra-o com terra.

14 Porque a alma de toda a carne está no sangue; por isso disse aos filhos de Israel: Não comereis sangue de qualquer carne que seja, porque a alma do animal está no sangue, e todo o que comer dele, perecerá.

15 A pessoa que comer carne de animal que por si morresse, ou fosse tomada por outro, tanto dos naturais, como dos estrangeiros, lavará os seus vestidos e o seu corpo em água, e estará imunda até à tarde ; e deste modo se purificará.

16 Porém se não lavar os seus vestidos e o seu corpo, levará sobre si a sua iniquidade.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir