Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Juízes    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 18

(Versículos e sumário)

18 Naqueles dias não havia rei em Israel, e a tribo de Dan buscava terras, onde se estabelecer; porque até então não tinha entrado a possuir a sua sorte entre as outras tribos.

2 Os filhos de Dan, pois, enviaram de Saráa, e de Esthaol cinco homens fortíssimos da sua linhagem e família, para explorar e reconhecer cuidadosamente o país, e lhes disseram: Ide e examinai bem a terra. Postos a caminho, chegaram ao monte de Efraim e entraram em casa de Micas, e nela descansaram;

3 E conhecendo pela fala o moço levita, e servindo-se da sua pousada, lhe disseram: Quem te trouxe aqui? Que é o que aqui fazes? Por que causa quiseste vir a este lugar?

4 Ele lhes respondeu: Micas me fez tais e tais coisas, e me assalariou, para ser seu sacerdote.

5 Pediram-lhe pois que consultasse ao Senhor, para poderem saber se a sua jornada seria feliz, e se a sua empresa se efetuaria.

6 Ele lhes respondeu: Ide em paz; o Senhor favorece a vossa jornada, e o caminho que levais.

7 Saindo dali pois estes cinco homens vieram a Lais; e acharam o povo desta cidade, como era costume entre os Sidônios, sem nenhum temor, em paz e segurança, não havendo absolutamente quem os inquietasse, e muito rico, e distante de Sidônia e separado de todos os outros homens.

8 E voltando para seus irmãos em Saráa e Esthaol, e perguntando-lhes estes o que tinham feito, responderam-lhes;

9 Levantai-vos, vamos a eles; porque nós vimos um país muito rico e fértil; não sejais descuidados, não vos detenhais. Vamos, e metamo-nos de posse dele, não haverá trabalho algum.

10 Entraremos num povo, que vive em segurança num terreno mui dilatado; e o Senhor nos dará um lugar onde não falta nada, do que se dá na terra.

11 Partiram pois da linhagem de Dan, isto é, de Saráa e de Esthaol seiscentos homens armados em guerra,

12 E chegando a Cariathiarim da tribo de Judá, se acamparam ali; e este sítio desde então se chamou o campo de Dan, por detrás de Cariathiarim.

13 Dali passaram ao monte de Efraim. E tendo chegado a casa de Micas,

14 Os cinco homens, que primeiro tinham sido enviados a reconhecer o país de Lais, disseram aos outros seus irmãos: Vós sabeis que nesta casa há um efod,  n e uns terafins, e uma imagem de escultura, e de fundição; vede o que vos parece isto.

15 Tendo-se pois apartado um pouco do caminho, entraram no quarto do moço levita, que estava em casa de Micas; e o saudaram com amizade.

16 Entretanto os seiscentos homens, assim armados como estavam, ficaram à porta.

17 Mas os que tinham entrado em casa do moço, procuravam levar a imagem de escultura, e o efod, e os terafins, e a imagem fundida, e o sacerdote estava ante a porta, e os seiscentos homens valorosos estavam não longe esperando.

18 Os que tinham pois entrado, levaram a imagem de escultura, o efod e os ídolos, e a imagem fundida. Aos quais disse o sacerdote: Que fazeis?

19 Eles lhe responderam: Cala-te e põe o dedo sobre a tua boca; e vem conosco, para que nos sirvas de pai, e de sacerdote. Qual é melhor para ti, ser sacerdote na casa dum particular, ou sê-lo numa tribo e em uma família de Israel?

20 O levita tendo ouvido isto, acomodou-se ao que eles lhe diziam, e tomou o efod, os ídolos, e a imagem de escultura, e se foi com eles.

21 Indo eles no caminho, e tendo feito ir adiante de si os meninos e as cavalgaduras, e tudo o que era precioso,

22 E estando já longe da casa de Micas, os homens que habitavam em casa de Micas, dando vozes os seguiam,

23 E começaram a gritar atrás deles. Eles voltando o rosto, disseram a Micas: Que queres? porque gritas?

24 Ele lhes respondeu: Vós me levastes os meus deuses, que eu tinha feito para mim, e o sacerdote, e tudo o que tenho, e perguntais-me: Que é o que tens?

25 E os filhos de Dan lhe disseram: Guarda-te de nos falar mais nisto, não suceda que se lancem sobre ti uns homens cheios de indignação, e tu mesmo pereças com a sua casa.

26 E deste modo continuaram o seu caminho começado. E Micas vendo que aqueles homens eram mais fortes do que ele, voltou para sua casa.

27 Mas os seiscentos homens levaram o sacerdote e o que acima dissemos: e tendo chegado a Lais, acharam um povo descansado e seguro, e o passaram ao fio da espada; e puseram fogo à cidade,

28 Sem que alguém os socorresse, por habitarem longe de Sidônia, e por não terem sociedade, nem comércio com pessoa alguma. Estava situada a cidade no país de Rohob; e, reedificando-a de novo, a povoaram,

29 Chamando-a cidade de Dan, do nome de seu pai, que foi filho de Israel, quando ela antes se chamava Lais.

30 E erigiram para si uma estátua de escultura, e estabeleceram a Jonathan, filho de Gersam, filho de Moisés, e a seus filhos por sacerdotes na tribo de Dan, até o dia do seu cativeiro.

31 E o ídolo de Micas ficou entre eles, por todo o tempo que a casa de Deus esteve em Silo; naqueles dias não havia rei em Israel.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir