Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Juízes    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 12

(Versículos e sumário)

12 eis que porém se levantou uma sedição em Efraim. Porque os desta tribo passando para a banda do Setentrião, disseram a Jefthe: Porque razão nos não quisestes tu chamar quando ias pelejar contra os filhos de Ammon, para nós irmos contigo? Por isso queimaremos a tua casa.

2 Jefthe lhes respondeu: Eu e o meu povo, estávamos metidos numa grande contenda contra os filhos de Ammon; Pedi-vos que me désseis socorro, e vós não o quisestes fazer.

3 O que vendo eu, pus a minha alma nas minhas mãos, e passei aos filhos de Ammon, e o Senhor mos entregou. Que fiz eu nisto para que vós vos levanteis contra mim a fazer-me guerra?

4 E tendo convocado todos os de Galaad, pelejou contra os de Efraim; e os de Galaad derrotaram a Efraim, porque este tinha dito; Galaad é um fugitivo de Efraim, que mora no meio de Efraim e de Manassés.

5 Porém os de Galaad se apoderaram dos vaus do Jordão, por onde os de Efraim haviam de voltar. E quando algum dos fugitivos de Efraim chegava a eles, e dizia: Peço-vos que me deixeis passar; os de Galaad lhe diziam: Acaso és tu Efrateu? e respondendo: Não sou.

6 Eles lhe replicavam: Pois dize Scibboleth, que significa uma espiga. E quando o outro pronunciava; Scibboleth; não podendo exprimir a palavra espiga com a mesma letra; imediatamente preso o degolavam na mesma passagem do Jordão. E assim naquele tempo foram mortos quarenta e dois mil homens de Efraim.

7 Assim Jefthe de Galaad julgou a Israel seis anos; e morreu, e foi sepultado na sua cidade de Galaad.

8 Depois deste, foi juiz de Israel Abesan de Belém;

9 Que teve trinta filhos, e outras tantas filhas, as quais pondo fora as casou, e introduzindo para sua casa igual número de mulheres, as casou com seus filhos. O qual julgou a Israel sete anos;

10 E morreu, e foi sepultado em Belém.

11 Sucedeu-lhe Ahilon Zabulonita; que julgou a Israel dez anos;

12 E morreu, e foi sepultado em Zabulon.

13 Depois deste, foi juiz de Israel Abdon, filho de Illel de Farathon;

14 Que teve quarenta filhos, e deles trinta netos que montavam em setenta potros de jumentas, e julgou a Israel oito anos;

15 E morreu, e foi sepultado em Farathon da terra de Efraim, no monte de Amalech.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir