Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Juízes    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 10

(Versículos e sumário)

10 Depois de Abimelech foi constituído chefe de Israel Thola filho de Fua, tio paterno de Abimelech, varão da tribo de Issacar, que morou em Samir, do monte de Efraim;

2 E julgou a Israel vinte e três anos, e morreu, e foi sepultado em Samir.

3 A este sucedeu Jair de Galaad, que foi juiz de Israel vinte e dois anos,

4 O qual tinha trinta filhos que montavam em trinta potros de jumentas, e eram príncipes de trinta cidades na terra de Galaad, que até o dia de hoje se chamam do seu nome Havoth-Jair, isto é, cidades de Jair.

5 E morreu Jair e foi sepultado no lugar que chamam Camon.

6 Mas os filhos de Israel ajuntando novos aos antigos pecados, fizeram o mal na presença do Senhor, e adoraram os ídolos, a Baal,  e a Astarot,  e os deuses da Síria e de Sidônia e de Moab e dos filhos de Ammon e dos Filisteus; e deixaram o Senhor, e não lhe deram culto.

7 E o Senhor irado contra eles, os entregou nas mãos dos Filisteus e dos filhos de Ammon.

8 E todos os que habitavam na outra banda do Jordão no território dos Amorreus, que é em Galaad, foram aflitos, e cruelmente oprimidos por dezoito anos;

9 De sorte que os filhos de Ammon, tendo passado o Jordão, devastaram as tribos de Judá e de Benjamim e de Efraim; e Israel se viu numa extrema aflição.

10 E clamando ao Senhor, disseram: Nós pecamos contra ti, porque deixamos ao Senhor nosso Deus, e servimos a Baal.

11 E o Senhor lhes disse: Porventura não vos oprimiram os egípcios, e os Amorreus e os filhos de Ammon, e os Filisteus,

12 E também os Sidônios, e os Amalecitas, e os Cananeus, e vós clamastes a mim, e eu vos livrei das suas mãos?

13 E com tudo isto vós me tendes deixado e tendes adorado deuses estranhos; por isso eu vos não livrarei jamais para o diante;

14 Ide, e invocai esses deuses que escolhestes; eles vos livrem no tempo da angústia.

15 E os filhos de Israel disseram ao Senhor: Pecamos, faze tu de nós o que te parecer; somente livra-nos agora.

16 Dizendo estas coisas, lançaram fora de suas terras todos os ídolos dos deuses estranhos, e serviram ao Senhor Deus, que se compadeceu de suas misérias.

17 E os filhos de Ammon tendo-se ajuntado com grande algazarra se acamparam em Galaad; e os filhos de Israel, congregando-se contra eles, se acamparam em Masfa.

18 E disseram os príncipes de Galaad uns para os outros: O primeiro de nós que começar a pelejar contra os filhos de Ammon, será o chefe do povo de Galaad.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir