Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Juízes    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 4

(Versículos e sumário)

4 E os filhos de Israel tornaram a fazer o mal na presença do Senhor depois da morte d’Aod.

2 E o Senhor os entregou nas mãos de Jabin rei de Canaã, que reinou em Asor; e este teve por general do seu exército a um chamado Sisara, o qual habitava em Haroseth das Gentes.

3 E os filhos de Israel clamaram ao Senhor; porque Jabin tinha novecentas carroças armadas de foices, e os havia estranhamente oprimido por vinte anos.

4 Havia uma profetisa chamada Débora, mulher de Lapidoth, a qual naquele tempo julgava o povo.

5 E se assentava debaixo duma palmeira, que se chamava do seu nome, entre Rama e Bethel no monte de Efraim, e os filhos de Israel vinham ter com ela com todas as suas diferenças.

6 Esta pois mandou chamar a Barac filho de Abinoem de Cedes de Nefthali, e lhe disse: O Senhor Deus de Israel te ordena, vai, e leva o exército ao monte Thabor, e tomarás contigo dez mil combatentes dos filhos de Nefthali, e dos filhos de Zabulon;

7 E estando tu junto à torrente de Cison, eu farei que venham à tua presença Sisara general do exército de Jabin, e as suas carroças, e todas as suas tropas, e tos entregarei nas mãos.

8 E Barac lhe disse: Se vieres comigo, irei; se não quiseres vir comigo, não irei.

9 Ela lhe respondeu: Eu irei certamente contigo, mas desta feita não te será atribuída a vitória, porque Sisara será entregue nas mãos de uma mulher. Levantou-se pois Débora, e partiu com Barac para Cedes.

10 O qual, chamando os de Zabulon e Nefthali, marchou com dez mil combatentes, tendo a Débora em sua companhia.

11 Mas Haber Cineu havia muito tempo que se tinha separado dos outros Cineus seus irmãos filhos d’Hobab, parente de Moisés; e tinham estendido as suas tendas até o vale chamado Senim, e estava junto a Cedes.

12 E deu-se notícia a Sisara, que Barac filho de Abinoem se tinha avançado até o monte Thabor;

13 E ele logo ajuntou novecentas carroças armadas de foices, e fez marchar todo o exército desde Haroseth das Gentes até à torrente de Cison.

14 E disse Débora a Barac: Levanta-te porque este é o dia em que o Senhor entregou nas tuas mãos a Sisara; atende que ele mesmo é o teu condutor. Desceu pois Barac do monte Thabor e dez mil combatentes com ele.

15 E o Senhor aterrou a Sisara, e a todas as suas carroças, e a todas as suas tropas, que caíram ao fio da espada logo que Barac se deixou ver; de sorte que Sisara saltando da sua carroça, fugiu a pé,

16 E Barac foi seguindo as carroças fugitivas, e todo o exército até Haroseth das Gentes, e toda a multidão dos inimigos foi morta sem escapar um só.

17 Sisara porém chegou fugindo para a tenda de Jahel, mulher de Haber Cineu. Porque havia paz entre Jabin rei de Asor, e a casa de Haber Cineu.

18 Saindo pois Jahel ao encontro de Sisara, lhe disse: Entre cá, meu Senhor. Entre, não tema. Entrou ele na tenda, e coberto por ela com a capa,

19 Lhe disse: Peço-te que me dês um pouco de água, porque trago muita sede. Ela abriu um odre de leite, e lhe deu de beber, e o cobriu.

20 E Sisara lhe disse: Põe-te à porta da tenda; e se alguém vier perguntar-te, e disser: Está aqui alguém? responder-lhe-ás: Não está ninguém.

21 Tomou pois Jahel, mulher de Haber um prego dos da tenda, tomando também com ele um martelo; e entrando em silêncio, e pé ante pé, aplicou o prego à fonte da cabeça de Sisara, e dando com o martelo o cravou pelo cérebro até entrar pela terra; e ajuntando o seu profundo sono com a morte desfaleceu, e morreu.

22 Ao mesmo tempo chegou Barac em seguimento de Sisara; e Jahel saindo-lhe ao encontro, lhe disse: Vem, e eu te mostrarei o homem que buscas. O qual entrando aonde ela estava, viu a Sisara estirado morto, e o prego encravado na sua fonte.

23 Naquele dia pois humilhou Deus a Jabin rei de Canaã diante dos filhos de Israel;

24 Os quais cresciam cada dia, e apertavam com mão forte a Jabin rei de Canaã, até que de todo o destruíram.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir