Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Juízes    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1

(Versículos e sumário)

1 Depois da morte de Josué consultaram os filhos de Israel o Senhor, dizendo: Quem marchará à nossa frente contra os Cananeus, e será o nosso general na guerra?

2 E o Senhor respondeu: Marchará Judá; eis-aí lhe entreguei eu a terra nas suas mãos.

3 E disse Judá a Simeão seu irmão: Sobe comigo à minha sorte, e peleja contra os Cananeus, e eu depois irei contigo à tua sorte. E foi com ele Simeão.

4 E subiu Judá, e o Senhor lhe entregou nas mãos os Cananeus e os Ferezeus; e mataram em Bezec dez mil homens.

5 E acharam em Bezec a Adonibezec, e pelejaram contra ele, e derrotaram aos Cananeus, e Ferezeus.

6 E fugiu Adonibezec; e indo em seu alcance o apanharam, e lhe cortaram as extremidades das mãos e dos pés.

7 E disse Adonibezec: Setenta reis a quem tinham sido cortadas as extremidades das mãos e pés apanhavam debaixo da minha mesa os sobejos; assim como eu fiz, assim Deus me fez. E levaram-no a Jerusalém, e ali morreu.

8 Os filhos de Judá porém combatendo a Jerusalém, a tomaram, e passaram ao fio da espada, pondo fogo a toda a cidade.

9 E depois, baixando, pelejaram contra os Cananeus, que habitavam nas montanhas, e ao Meio-dia, e nas planícies.

10 E Judá marchando contra os Cananeus, que habitavam em Hebron, (chamada antigamente Cariath-Arbe) desfez a Sesai, e Ahiman, e Tholmai;

11 E partindo dali foi contra os habitantes de Dabir, que antigamente se chamava Cariath-Sefer, isto é, cidade das letras.

12 E disse Caleb: Eu darei minha filha Axa por mulher, ao que tomar e destruir a Cariath-Sefer.

13 E como a tomasse Othoniel filho de Cenez irmão mais moço de Caleb, este deu por mulher a sua filha Axa.

14 Indo ela de caminho lho advertiu seu marido, que pedisse a seu pai um campo. E como ela suspirasse montada num jumento, disse Caleb: Que tens?

15 E ela respondeu: Dá-me a tua bênção, já que me deste uma terra seca; dá-me também outra que se possa regar. Caleb pois lhe deu uma terra, que se regava nos altos, e nos baixos.

16 Os filhos porém de Cineu parente de Moisés saíram da cidade das Palmeiras com os filhos de Judá ao deserto, que era da sorte destes, e fica ao Meio-dia de Arad, e habitaram com eles.

17 Depois marchou Judá com Simeão seu irmão, e juntos derrotaram aos Cananeus que habitavam em Sefaath, e os passaram à espada. E chamou-se esta cidade Horma, isto é, anátema.

18 E tomou Judá a Gaza com os seus contornos, e a Ascalon, e a Accaron com os seus termos.

19 E foi o Senhor com Judá, e este se apoderou de toda a terra das montanhas; mas não pode derrotar os que habitavam no vale, porque estes tinham muitas carroças armadas de foices.

20 E conforme o que Moisés tinha dito, deram Hebron a Caleb, que exterminou dela os três filhos d’Enac.

21 Mas os filhos de Benjamim não destruíram aos Jebuseus, que moravam em Jerusalém; e os Jebuseus habitaram em Jerusalém com os filhos de Benjamim, até o dia de hoje.

22 A casa de José também marchou contra Bethel, e o Senhor era com eles.

23 Porque tendo sitiado a cidade, que antes se chamava Luza,

24 Viram sair da cidade a um homem, e lhe disseram: Mostra-nos a entrada da cidade, e usaremos de misericórdia contigo.

25 Tendo-lha ele mostrado, passaram ao fio da espada todos os da cidade; mas deixaram livre aquele homem, e toda a sua família.

26 O qual, posto em liberdade, foi-se para a terra d’Hetthim, e fundou lá uma cidade, e lhe pôs o nome de Luza; a qual assim se chama até o presente dia.

27 Também Manassés não destruiu a Bethsan, e a Thanac com os seus lugarejos, nem aos habitantes de Dor, e de Jeblaam, e de Magedo com os seus lugarejos, e começaram os Cananeus a habitar com eles.

28 Mas tanto que Israel cobrou mais forças, fe-los sim tributários, mas não os quis extinguir.

29 Efraim também não matou os Cananeus, que habitavam em Gazer, mas ficou habitando com eles.

30 Tampouco exterminou Zabulon os habitantes de Cetron, e de Naalol; os Cananeus habitaram no meio dele, e lhe foram tributários.

31 Nem também Aser destruiu os habitantes de Acco, e de Sidônia, d’Ahalab, d’Acazib, e d’Helba, e d’Afec, e de Rohob;

32 Antes morou no meio dos Cananeus habitantes daquela terra, e não os exterminou.

33 Nefthali também não extinguiu os habitantes de Bethsames, e de Bethanat; mas morou entre os Cananeus habitantes daquela terra, e os Bethsamitas e Bethanitas lhe foram tributários.

34 E os Amorreus tiveram os filhos de Dan encerrados no monte, nem lhes deram lugar de descer para as planícies;

35 Habitaram no monte d’Hares, que se interpreta monte dos testos [dos cabeços], em Ajalon e em Salebim. Mas a casa de José carregou sobre eles e os fez seus tributários.

36 E os limites dos Amorreus foram desde a subida do Escorpião, Petra, e os lugares mais altos.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir