O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Jeremias

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 34

(Versículos e sumário)

34 Palavra que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias, quando Nabucodonosor, rei de Babilônia, e todo o exército, e todos os reinos da terra, que estavam debaixo do domínio da sua mão, e todos os povos pelejavam contra Jerusalém, e contra todas as cidades, a qual dizia:

2 Isto diz o Senhor Deus de Israel: Vai, e fala a Sedecias, rei de Judá; e lhe dirás: Isto diz o Senhor: eis aqui estou eu que entregarei esta cidade nas mãos do rei de Babilônia, e ele lhe lançará o fogo.

3 E tu não escaparás da sua mão; porém serás infalivelmente preso, e entregue na sua mão; e os teus verão os olhos do rei de Babilônia, e lhe falarás boca a boca, e entrarás em Babilônia.

4 Isto não obstante ouve a palavra do Senhor, ó Sedecias, rei de Judá: Isto te diz a ti o Senhor: Não morrerás à espada,

5 Mas morrerás em paz, e conforme as combustões dos reis passados, teus pais, que foram antes que tu, assim te queimarão a ti; e te chorarão, dizendo: Ai! Senhor. Porque tal é a palavra que eu tenho proferido, diz o Senhor.

6 E o profeta Jeremias falou todas estas palavras a Sedecias, rei de Judá, em Jerusalém.

7 E o exército do rei de Babilônia combatia a Jerusalém, e a todas as cidades de Judá, que restavam, a Laquis, e a Azecca; porque estas eram as cidades fortificadas, que haviam ficado das de Judá.

8 Palavra que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias, depois que o rei Sedecias fez um pacto com todo o povo em Jerusalém, fazendo publicar;

9 Que cada um deixasse livre ao seu servo Hebreu, e cada um a sua serva Hebreia; e que de nenhum modo tivessem domínio neles, como judeus que eram e seus irmãos.

10 Pelo que deram ouvidos todos os príncipes e todo o povo, que haviam aceitado o pacto, de deixar livres cada um a seu servo, e cada um a sua serva, e que daí em diante não teriam domínio sobre eles; por isso obedeceram, e lhes deram liberdade.

11 Mas depois se arrependeram; e de novo tomaram seus servos e suas servas, que haviam deixado livres, e sujeitaram-nos como a servos e como a servas.

12 E foi dirigida pelo Senhor a palavra do Senhor a Jeremias, a qual dizia:

13 Isto diz o Senhor Deus de Israel: Eu fiz um pacto com vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, da casa da escravidão, dizendo:

14 Quando se tiverem cumprido sete anos, deixe cada um em liberdade a seu irmão Hebreu, que se lhe vendeu, e ele te servirá por seis anos; e tu da tua parte o enviarás livre. E não me ouviram vossos pais, nem inclinaram o seu ouvido.

15 E vós hoje vos haveis convertido, e fizestes o que é reto nos meus olhos, intimando liberdade cada um a seu amigo; e haveis aceitado o pacto em minha presença na casa em que foi invocado o meu nome sobre ela.

16 Mas vós vos tendes retratado, e maculastes o meu nome; e tornastes a tomar cada um o seu servo, e cada um a sua serva, que havíeis deixado, para que fossem livres e senhores de si; e os haveis sujeitado para que sejam vossos servos e servas.

17 Por cuja causa, isto diz o Senhor: Vós não me ouvistes, para intimardes a liberdade cada um a seu irmão e cada um a seu amigo. eis aqui vos intimo eu a liberdade, diz o Senhor, para ir à espada, à peste, e à fome; e vos farei andar errantes por todos os reinos da terra.

18 E estes homens, que são prevaricadores da minha aliança, e não guardaram as palavras do concerto, com as quais concordaram na minha presença, eu os farei como o bezerro, que dividiram em duas partes, e passaram pelo meio das suas porções;

19 Os príncipes de Judá, e os príncipes de. Jerusalém, os eunucos e os sacerdotes, e todo o povo da terra, os que passaram pelo meio das porções do bezerro.

20 E os entregarei nas mãos de seus inimigos, e nas mãos dos que procuram tirar-lhes a vida; e os seus cadáveres servirão de pasto às aves do céu, e às alimárias da terra.

21 E entregarei a Sedecias, rei de Judá, e aos seus príncipes nas mãos dos seus inimigos, e nas mãos dos que procuram tirar-lhes a vida, e nas mãos dos exércitos do rei de Babilônia, que se retiraram de vós.

22 eis aqui eu o ordeno, diz o Senhor, e os farei voltar a esta cidade, e a combaterão, e a tomarão, e lhe lançarão o fogo. E tornarei em deserto as cidades de Judá, de maneira que não haja habitador.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir