Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 21

(Versículos e sumário)

21 Palavra, que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias, quando o rei Sedecias lhe enviou a Fassur, filho de Melquias e a Sofonias, filho de Maasias sacerdote, a qual dizia:

2 Consulta ao Senhor por nós, porque Nabucodonosor, rei de Babilônia, faz guerra contra nós. Se porventura obrará o Senhor conosco segundo todas as suas maravilhas, e se aquele inimigo se retirará de nós.

3 E respondeu-lhes Jeremias: Assim direis a Sedecias:

4 Isto diz o Senhor Deus de Israel: eis aqui estou eu que voltarei os instrumentos de guerra, que tendes nas vossas mãos, e com os quais combateis contra o rei de Babilônia, e contra os caldeus, que vos têm cercados ao redor dos muros; e ajuntá-los-ei no meio desta cidade.

5 E eu vos debelarei com mão alçada, e com braço forte, e com furor, e com indignação, e com grande ira.

6 E ferirei aos moradores desta cidade, os homens, e os animais morrerão de uma grande peste.

7 E depois disto disse o Senhor: Darei Sedecias, rei de Judá, e seus servos, e seu povo, e quantos nesta cidade têm escapado da peste, e da espada, e da fome, na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, e na mão de seus inimigos, na mão dos que procuram a alma deles, e passá-los-á ao fio da espada, e não se dobrará, nem perdoará, nem se compadecerá.

8 E dirás a este povo: Isto diz o Senhor: eis aqui estou eu que ponho diante de vós o caminho da vida, e o caminho da morte.

9 O que ficar nesta cidade morrerá à espada, e de fome, e de peste; e o que sair dela, e for para os caldeus, que vos cercam, viverá, e a sua alma será para ele como um despojo.

10 Porque eu encarei para esta cidade para mal, e não para bem, diz o Senhor. Ela será entregue nas mãos do rei de Babilônia, e este a consumirá pelo fogo.

11 Dirás também à casa do rei de Judá: Ouvi a palavra do Senhor.

12 Casa de David; eis aqui o que diz o Senhor: Fazei justiça desde a manhã, e livrai das mãos do caluniador aquele que está oprimido pela violência; para que não suceda sair a minha indignação como um fogo, e acender-se, e não haja quem o apague por causa da malignidade dos vossos desígnios.

13 Eis-me aqui contra ti, moradora do vale forte e de campinas, diz o Senhor: contra os que dizeis: Quem nos ferirá? e quem entrará em nossas casas?

14 E irei com a minha visita sobre vós segundo o fruto dos vossos desígnios, diz o Senhor: e acenderei fogo no bosque dela; e tudo devorará em roda dela.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir