Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 19

(Versículos e sumário)

19 Isto diz o Senhor: Vai, e toma uma botija de barro de oleiro, à vista dos anciãos do povo, e dos anciãos dos sacerdotes;

2 E sai do vale do filho de Enon, que está junto à entrada da porta das olarias; e publicarás ali as palavras que eu te vou a dizer.

3 E dirás: Ouvi a palavra do Senhor, reis de Judá, e moradores de Jerusalém. Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: eis aqui estou eu que enviarei aflição sobre este lugar, de modo que todo aquele que a ouvir lhe fiquem retinindo os ouvidos;

4 Porque me abandonaram a mim, e profanaram este lugar; e nele ofereceram libações a deuses estranhos, que não conheceram eles, nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes.

5 E edificaram altos a Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocausto a Baal; o que eu não mandei jamais, nem falei, nem subiu ao meu coração.

6 Por isso eis-aí vem os dias, diz o Senhor: E não será chamado este lugar daqui em diante Tofeth, nem o vale do filho de Enon; mas o vale da matança.

7 E dissiparei o conselho de Judá e de Jerusalém neste lugar; e os exterminarei com espada à vista de seus inimigos, e pela mão dos que procuram as almas deles; e darei os seus cadáveres para pasto às aves do céu, e às alimárias da terra.

8 E porei esta cidade em espanto e em ludíbrio. Todo o que passar por ela, ficará pasmado, e dará uma vaia sobre todos os seus castigos.

9 E dar-lhes-ei a comer as carnes de seus filhos, e as carnes de suas filhas; e cada um comerá a carne

10 E quebrarás a botija de barro aos olhos dos varões que forem contigo.

11 E lhes dirá: Isto diz o Senhor dos exércitos. Assim quebrarei eu a este povo, e a esta cidade como se quebra uma vasilha de barro, que não pode mais refazer-se. E em Tofeth serão enterrados, porque não haverá outro lugar para enterrar.

12 Assim farei a este lugar, e aos seus habitadores, diz o Senhor. E porei esta cidade assim como Tofeth.

13 E as casas de Jerusalém, e as casas do rei de Judá serão imundas, como o lugar de Tofeth; todas as casas, em cujos terraços sacrificaram toda a milícia do céu, e ofereceram libações aos deuses estranhos.

14 Voltou pois Jeremias de Tofeth, aonde o tinha enviado o Senhor a profetizar e se pôs em pé no átrio da casa do Senhor, e disse a todo o povo;

15 Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: eis aqui estou eu que farei vir sobre esta cidade, e sobre todas as cidades dela todos os males, que tenho falado contra ela; porquanto endureceram a sua cerviz, para não ouvirem os meus discursos.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir