Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 17

(Versículos e sumário)

17 O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro numa unha de diamante, e nos ângulos das suas aras.

2 Quando os seus filhos se lembrarem das suas aras, e dos seus bosques, e das árvores frondosas nos montes altos,

3 Sacrificando no campo; parei a saque a tua fortaleza, e todos os teus tesouros, as tuas alturas, por causa dos pecados cometidos em todas as tuas terras.

4 E ficarás só despojada da tua herança, que te dei. E te farei servir aos teus inimigos na terra, que não conheces; porquanto ateaste um fogo na minha sanha, que para sempre arderá.

5 Isto diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem e põe a carne por seu arrimo, e cujo coração se retira do Senhor.

6 Porque será como as tamargueiras no deserto, e não verá quando vier o bem; mas habitará em secura no deserto, numa terra de salsugem e despovoada.

7 Bem-aventurado o varão, que confia no Senhor, e de quem o Senhor for a esperança.

8 E será como a árvore, que é transplantada sobre as águas, que estende as suas raízes para a umidade; e não temerá quando vier o calor. E será verde a sua folha, e em tempo de seca não terá míngua, nem jamais deixará de fazer fruto.

9 Depravado é o coração de todos, e impenetrável! Quem o conhecerá?

10 Eu sou o Senhor que esquadrinho o coração, e que sondo os afetos; que dou a cada um segundo o seu caminho, e segundo fruto das invenções do seu capricho.

11 A perdiz chocou os ovos que não pôs; assim o injusto ajuntou riquezas, e não com direito. No meio de seus dias as deixará, e no seu fim será insipiente.

12 O solio da glória do Altíssimo é desde o princípio, lugar da nossa santificação.

13 Senhor, tu és a esperança de Israel! Todos os que te deixam, serão confundidos; os que se apartam de ti, serão escritos sobre a terra; porque deixaram o Senhor, que é a fonte das águas vivas.

14 Cura-me, Senhor, e eu serei curado: Salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.

15 Eis-aí me estão eles dizendo: Onde está a palavra do Senhor? Venha.

16 Mas eu não me turbei, seguindo-te como meu pastor; nem desejei o dia do homem. Tu bem o sabes. O que saiu dos meus lábios, foi reto na tua presença.

17 Não me sejas tu motivo de medo, tu, esperança minha no dia da aflição.

18 Sejam confundidos os que me perseguem, e não seja eu confundido. Assombrem-se eles, e não me assombre eu. Faze vir sobre eles o dia da aflição, e com dobrada esmigalhadura os esmigalha.

19 Isto me disse a mim o Senhor; Vai, e põe-te à porta dos filhos do povo, pela qual entram e saem os reis de Judá, e vai a todas as portas de Jerusalém;

20 E dir-lhes-ás; Ouvi a palavra do Senhor, reis de Judá, e toda Judá, e todos os moradores de Jerusalém, que entrais por estas portas.

21 Isto diz o Senhor: Guardai as vossas almas, e não queirais trazer cargas no dia do sábado; nem as introduzais pelas portas de Jerusalém.

22 E não façais tirar cargas de vossas casas no dia do sábado; nem façais obra servil alguma. Santificai o dia do sábado, como eu ordenei a vossos pais.

23 E não o ouviram, nem inclinaram o seu ouvido; mas endureceram a sua cerviz para me não ouvirem, nem receberam a correção.

24 E acontecerá isto; Se me escutardes, diz o Senhor, de sorte que não metais cargas pelas portas desta cidade no dia do sábado; e se santificardes o dia do sábado; e sem fazer nele obra alguma servil;

25 Entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, que se assentarão sobre o trono de David, e subirão sobre coches e cavalos, eles e os seus príncipes, os varões de Judá, e os moradores de Jerusalém; e será para sempre povoada esta cidade.

26 E virão das cidades de Judá, e dos contornos de Jerusalém, e da terra de Benjamim, e das planícies, e dos montes, e do meio-dia, trazendo holocaustos, e vítimas, e sacrifícios, e incenso, e meterão oferendas na casa do Senhor.

27 Mas se vós me não escutardes de sorte que santifiqueis o dia do sábado, e não tragais cargas, nem as metais pelas portas de Jerusalém no dia do sábado, acenderei fogo nas portas dela, e devorará as casas de Jerusalém e não se apagará.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir