Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Isaías    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 56

(Versículos e sumário)

56 eis aqui o que diz o Senhor: Guardai o direito, e fazei justiça; porque perto está a minha salvação para vir, e minha justiça para se manifestar.

2 Bem-aventurado o homem, que assim o faz, e o filho do homem, que lançar mão disto, que guarda o sábado para que o não profane, que guarda as suas mãos para não obrar mal nenhum.

3 E não diga o filho do estrangeiro, o qual se une ao Senhor, proferindo: O Senhor com uma divisão me separará de um povo; e não diga o eunuco: Eis-me aqui um lenho seco.

4 Porque eis aqui o que diz o Senhor aos eunucos: Os que guardarem os meus sábados, e elegerem o que eu quis, e abraçaram a minha aliança;

5 Dar-se-lhes-ei na minha casa, e das minhas muralhas a dentro, um lugar, e um nome ainda melhor do que o que dão os filhos e as filhas; dar-lhes-ei um nome sempiterno, que não perecerá jamais.

6 E aos filhos do estrangeiro, que se unem ao Senhor para que o honrem, e amem o seu nome, para serem seus servos; a todo o que guarda o sábado para que o não profane, e ao que abraça a minha aliança;

7 Eu os trarei ao meu santo monte, e os alegrarei na casa da minha oração; os seus holocaustos, e as suas vítimas ser-me-ão agradáveis sobre o meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

8 O Senhor Deus, que congrega os dispersos de Israel, diz: Ainda congregarei a ele os seus congregados.

9 Vós, todas as alimárias do campo, todas as alimárias do bosque, vinde a devorar.

10 Os seus sentinelas todos são cegos, todos universalmente se mostraram ignorantes; são uns cães mudos que não podem ladrar, que veem coisas vãs, que dormem, e que amam os sonhos.

11 E estes cães tão sem vergonha não conheceram a fartura; os mesmos pastores ignoraram o que é inteligência; todos declinaram para o seu caminho, cada um para a sua avareza desde o mais alto até o mais baixo.

12 Vinde, tomemos vinho, e enchamo-nos de embriaguez; e será como hoje, assim também amanhã, e ainda muito mais.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir