Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Isaías    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 55

(Versículos e sumário)

55 Todos vós os que tendes sede, vinde às águas; e os que não tendes prata, apressai-vos, comprai, e comei; vinde, comprai sem prata, e sem comutação alguma, vinho e leite.

2 Por que motivo empregais o dinheiro não em pães, e o vosso trabalho não em fartura? Ouvi-me com atenção e comei do bom alimento, e a vossa alma se deleitará com o suco nutritivo dele.

3 Inclinai o vosso ouvido, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá, e farei convosco um pacto sempiterno, que consiste nas fiéis misericórdias que eu prometi a David.

4 Eis- aí o dei por testemunha aos povos, por capitão e por mestre às gentes.

5 Eis-aí chamarás tu a um povo, que não conhecias? E as gentes que te não conheceram, correrão a ti por amor do Senhor teu Deus, e do santo de Israel, pois ele te glorificou.

6 Buscai o Senhor, enquanto se pode achar; invocai-o, enquanto está perto.

7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem iníquo os seus pensamentos, e volte-se para o Senhor, e haverá dele misericórdia, e para o nosso Deus, porque ele é de muita bondade para perdoar.

8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos; nem os vossos caminhos são os meus caminhos, diz o Senhor.

9 Porque assim como os céus se levantam sobre a terra, assim se acham levantados os meus caminhos sobre os vossos caminhos e os meus pensamentos sobre os vossos pensamentos.

10 E bem assim como desce do céu a chuva, e a neve, e não torna lá daí por diante, mas embriaga a terra, e a banha e a faz brotar, e dá semente ao que semeia, e pão ao que come;

11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; não tornará para mim vazia, mas ela fará tudo que eu tenho querido, e surtirá o seu efeito naquelas coisas, para as quais eu a enviei.

12 Porque vós saireis em alegria, e sereis conduzidos em paz. Os montes e os outeiros cantarão diante de vós cânticos de louvor, e todas as árvores do país baterão com as mãos dando aplausos.

13 Em lugar do espigue subirá a faia, e em vez da urtiga crescerá a murta; e o Senhor será nomeado para ser um sinal eterno, que não será tirado.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir