Bíblia do CaminhoAntigo Testamento

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Isaías   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 53  Ee

(Versículos e sumário)

53 Quem deu crédito ao que nos ouviu? e a quem foi revelado o braço do Senhor?

2 E subirá como arbusto diante dele, e como raiz que sai duma terra sequiosa. Ele não tem beleza, nem formosura, e vimo-lo, e não tinha parecença do que era, e por isso nós o estranhamos.

3 Feito um objeto de desprezo, e o último dos homens, um varão de dores, e experimentado nos trabalhos; e o seu rosto se achava como encoberto, e parecia desprezível, por onde nenhum caso fizemos dele.

4 Verdadeiramente ele foi o que tomou sobre si as nossas fraquezas, e ele mesmo carregou com as nossas dores. E nós o reputamos como um leproso, e ferido por Deus e humilhado.

5 Mas ele foi ferido pelas nossas iniquidades, foi quebrantado pelos nossos crimes. O castigo que nos devia trazer a paz, caiu sobre ele, e nós fomos sarados pelas suas pisaduras.

6 Todos nós andamos desgarrados como ovelhas, cada um se extraviou por seu caminho; e o Senhor carregou sobre ele a iniquidade de todos nós.

7 Foi oferecido, porque ele mesmo quis, e não abriu a sua boca. Ele será levado como uma ovelha ao matadouro, e como um cordeiro diante do que o tosquia emudecerá, e não abrirá a sua boca.

8 Ele foi tirado da angústia, e  do juízo. Quem contará a sua geração? Porque ele foi cortado da terra dos viventes; eu o feri por causa da maldade do meu povo.

9 E lhe dará os ímpios pela sepultura, e o rico pela sua morte; porque ele não cometeu iniquidade, nem se achou nunca dolo na sua boca.

10 E o Senhor quis quebrantá-lo na sua enfermidade. Se ele tiver dado a sua alma pelo pecado; verá a sua descendência perdurável, e a vontade do Senhor será por sua mão prosperada.

11 Verá o fruto do que a sua alma trabalhou e se fartará. Aquele mesmo justo meu servo justificará a muitos com a sua ciência, e ele tomará sobre si as suas iniquidades.

12 Por isso eu lhe darei por sorte uma grande multidão de pessoas; e ele distribuirá os despojos dos fortes, porque entregou a sua alma à morte, e foi posto no número dos malfeitores; e ele carregou com os pecados de muitos, e rogou pelos transgressores da lei.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir