Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Isaías    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 45

(Versículos e sumário)

45 eis aqui o que diz o Senhor a Ciro meu cristo, a quem eu tomei pela destra para lhe sujeitar ante a sua face as gentes, e fazer voltar as costas aos reis, e abrir diante dele as portas, e estas mesmas portas não se fecharão.

2 Eu irei diante de ti; e humilharei os jactanciosos da terra; e arrombarei as portas de bronze, e quebrarei as trancas de ferro.

3 E dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas aferrolhadas; a fim de que tu saibas, que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome.

4 Por amor do meu servo Jacob, e de Israel meu escolhido, e te chamei pelo teu nome; eu te assemelhei e tu não me conheceste.

5 Eu sou o Senhor, e não há mais; fora de mim não há Deus; eu te meti as armas na mão, e tu não me conheceste;

6 Para que saibam os que há desde o nascimento do sol, e os que habitam desde o seu ocaso, que o não há fora de mim. Eu sou o Senhor, e não há outro.

7 Eu o que formo a luz, e crio as trevas, o que faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

8 Derramai, ó céus, lá dessas alturas o vosso orvalho, e as nuvens chovam ao justo. Abra-se a terra, e brote o Salvador; e ao mesmo tempo nasça a justiça. Eu sou o Senhor que o criei.

9 Ai daquele que contradiz ao seu Criador, vasilha de terra de Samos; porventura dirá o barro ao oficial que o maneja: Que fazes e a tua obra é sem mãos?

10 Ai do que diz ao pai: Porque me geraste? E à mãe: Porque me deste à luz?

11 eis aqui o que diz o Senhor, o santo de Israel, o que o criou: Perguntai-me as coisas futuras, demandai-me que é o que eu estou para fazer acerca de meus filhos, e acerca da obra de minhas mãos.

12 Eu é que fiz a terra e quem sobre ela criou o homem, fui eu; as minhas mãos estenderam os céus e a toda a milícia deles dei as minhas ordens.

13 Eu o suscitei para fazer justiça e dirigirei todos os meus caminhos; ele mesmo edificará a minha cidade e deixará ir livres os meus cativos, não por ajuste de dinheiro nem por presentes, diz o Senhor Deus dos exércitos.

14 eis aqui o que diz o Senhor: O trabalho do Egito, e o tráfico da Etiópia e os de Sabaim varões de grande estatura, passarão para ti, e serão teus. Eles caminharão atrás de ti, irão com algemas nas mãos. E te adorarão, e far-te-ão as suas súplicas dizendo: Só em ti está Deus, e fora de ti não há Deus.

15 Tu verdadeiramente és um Deus escondido, o Deus de Israel, o Salvador.

16 Todos eles ficaram confusos e envergonhados; caíram juntamente na afronta os fabricadores dos erros.

17 Israel foi salvo no Senhor com uma salvação eterna; vós não sereis confundidos, nem se vos fará a face vermelha até o século do século.

18 Porque eis aqui o que diz o Senhor, que criou os céus, o mesmo Deus que formou a terra, e a fez, ele é o seu opífice [feitor]; não foi em vão que a criou; para ser habitada a formou. Eu sou o Senhor e não há outro.

19 Não tenho falado em oculto nalgum lugar tenebroso da terra; não disse à linhagem de Jacob: Buscai-me em vão; eu sou o Senhor, que falo a justiça, que anuncio o que é reto.

20 Congregai-vos, e vinde; e chegai-vos todos juntos, os que fostes salvos dentre as gentes; insensatos se têm mostrado os que levantam o lenho da sua escultura e fazem rogativas a um Deus que não salva.

21 Anunciai, e vinde, e tomai conselho todos juntos. Quem fez ouvir isto desde o princípio, desde então o predisse? Porventura não sou eu o Senhor, e não é assim que não há outro Deus senão eu? Deus justo, e Salvador não o há fora de mim.

22 Convertei-vos a mim, e sereis salvos todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.

23 Eu jurei por mim mesmo, da minha boca sairá esta palavra de justiça, e ela não voltará em vão;  n porque todo o joelho se dobrará diante de mim, e toda a língua jurará.

24 Logo no Senhor, dirá ela, são fundadas as minhas justiças e o império; a ele virão, e serão confundidos todos os que lhe repugnam.

25 No Senhor será justificada e louvada toda a descendência de Israel.



[1] Nos originais do Padre Figueiredo, tanto em latim como em português,  este capítulo possui 26 versículos; para se conformar com as atuais versões da Bíblia, transferimos todo o 24º versículo para o final do 23º.

Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir