Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Isaías    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 40

(Versículos e sumário)

40 Consolai-vos, consolai-vos, povo meu, diz o vosso Deus.

2 Falai ao coração de Jerusalém, e chamai-a; porque está acabada a sua malícia, está perdoada a sua iniquidade; ela recebeu da mão do Senhor uma pena dobrada por todos os seus pecados.

3 Voz do que clama no deserto: Aparelhai o caminho do Senhor, endireitai na solidão as veredas do nosso Deus.

4 Todo o vale será alteado, e todo o monte e outeiro será rebaixado, e o que era torto se tornará em estrada direita, e o escabroso em caminhos planos.

5 E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne verá ao mesmo tempo o que a boca do Senhor falou.

6 Soou uma voz de quem me dizia: Clama. E eu disse: Que hei de clamar? Toda a carne é feno, e toda a sua glória é como a flor do campo.

7 Secou-se o feno, e caiu a flor, porque o hálito do Senhor assoprou nele. Verdadeiramente o povo é feno;

8 Secou-se o feno, e caiu a flor; mas a palavra de nosso Senhor permanece para sempre.

9 Sobe a um alto monte, tu, que anuncias o evangelho a Sião; levanta com força a tua voz tu, que anuncias o evangelho a Jerusalém; levanta-a, não temas. Dize às cidades de Judá: Eis-aí o vosso Deus!

10 Eis-aí virá o Senhor Deus com fortaleza, e o seu braço dominará; eis-aí virá com ele a sua paga, e diante dele a sua obra.

11 Ele apascentará como pastor o seu rebanho; ajuntará pela força do seu braço os cordeiros, e os tomará no seu seio, ele mesmo levará sobre si as ovelhas que estiverem prenhes.

12 Quem é que mediu as águas com o seu punho, e pesou os céus com o seu palmo? quem sustentou em três dedos toda a massa da terra, e pôs em peso os montes, e em balança os outeiros?

13 Quem ajudou o Espírito do Senhor? ou quem foi o seu conselheiro, que o dirigiu?

14 Com quem tomou ele conselho, que o instruiu, e lhe ensinou a vereda da justiça e o aperfeiçoou na ciência, e lhe mostrou o caminho da prudência?

15 Eis-aí está que são reputadas as gentes como um pingo de água que cai dum balde, e como um grão de peso na balança; eis-aí estão as ilhas como pó miúdo.

16 E não bastará o Líbano para queimar, e não bastarão os seus animais para um holocausto.

17 Assim são na sua presença todas as gentes como se não fossem, e por ele sempre foram reputadas por um nada e como uma coisa vã.

18 A quem pois tendes vós assemelhado a Deus? ou que imagem fareis dele?

19 Porventura não foi o artífice o que fundiu a estátua? Ou o ourives do ouro não a formou de ouro, e o ourives da prata não a cobriu com chapas de prata?

20 O hábil artífice escolheu uma madeira forte e incorruptível; procura ver o como há de assentar a estátua de modo que não dê de si.

21 Acaso não o sabeis vós? acaso não o ouvistes? acaso não vos foi anunciado desde o princípio? acaso não tendes entendido os fundamentos da terra?

22 Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, e os habitadores desta vêm a ser como gafanhotos; ele, o que estendeu os céus como um nada, e os desenrolou como tenda para habitar.

23 Ele o que reduz os esquadrinhadores dos segredos a ficarem como se não foram, tornou como em coisa vã os juízes da terra;

24 E na verdade o seu tronco nem foi plantado, nem semeado, nem arraigado na terra; ele repentinamente assoprou neles, e se secaram, e levá-los-á como palha o torvelinho.

25 E a quem me assemelhaste vós, e igualastes, diz o santo?

26 Levantai vossos olhos ao alto, e vede quem criou esses corpos celestes; quem faz marchar em ordem o exército das estrelas, e as chama a todas pelos seus nomes; pela eficácia da sua fortaleza e força e poder, nem uma só faltou.

27 Porque dizes, ó Jacob, e falas, ó Israel: O meu caminho está escondido ao Senhor, e o meu juízo passou por alto ao meu Deus?

28 Porventura não o sabes, ou não o ouviste? Deus é o sempiterno Senhor, que criou os termos da terra; ele não desfalecerá, nem se fatigará, nem há investigação que alcance a sua sabedoria.

29 Ele é o que dá força ao cansado; e o que multiplica a fortaleza e o vigor àqueles que não são fortes.

30 Desfalecerão os meninos, e fatigar-se-ão, e os mancebos cairão de fraqueza.

31 Porém os que esperam no Senhor, terão sempre novas forças, tomarão asas como de águia, correrão e não se fatigarão, andarão e não desfalecerão.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir