Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Isaías    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 29   † 

(Versículos e sumário)

29 Ai Ariel,  n Ariel cidade, que David expugnou! juntou-se um ano a outro ano; correram as solenidades.

2 E cercarei de trincheiras a Ariel, e ela estará triste e desconsolada, e será para mim como Ariel.

3 E disporei bloqueio ao redor de ti, fazendo um como círculo fechado, e levantarei contra ti montanhas de terra, e porei baluartes para te assediar.

4 Tu serás humilhada, falarás desde a terra, e desde o chão será ouvida a tua fala; e será como de Pitão a tua voz saindo desde a terra, e desde o chão resmungará a tua fala.

5 E será como pó miúdo a multidão dos que te acossam; e como a palha volante a multidão daqueles que prevaleceram contra ti;

6 E isto acontecerá de repente num instante. Pelo Senhor será visitada com trovão, e abalo de terra, e com grande zoada de torvelinho e de tempestade, e de chama de fogo devorante.

7 E será como o sonho duma visão noturna a multidão de todas as nações que pelejaram contra Ariel, e todos os que se lhe puseram em campo, e a sitiaram e prevaleceram contra ela.

8 E bem como sonha o faminto que come, e quando despertar se acha vazia a sua alma; e assim como sonha o sequioso que bebe, e depois que acordar, fatigado se sente ainda com sede, e a sua alma está vazia; assim será a multidão de todas as nações que pelejaram contra o monte Sião.

9 Pasmai, e admirai-vos; flutuai, e vacilai; embriagai-vos, mas não de vinho; cambaleai, mas não de embriaguez.

10 Porque o Senhor vos propinou um espírito de adormecimento, ele fechará os vossos olhos, cobrirá os vossos profetas e príncipes, que veem as visões.

11 E será para vós a visão de todos eles como as palavras dum livro selado que quando o derem ao que sabe ler, lhe dirão: Lê esse livro. Ele responderá: Não posso, porque está selado.

12 E dar-se-á o livro ao que não sabe ler, e se lhe dirá: Lê. E ele responderá: Não sei ler.

13 E disse o Senhor: Pois que este povo se chega para mim com a sua boca, e com os seus lábios me glorifica, mas o seu coração está contudo longe de mim, e eles me deram culto movidos de ordenanças e doutrinas de homens;

14 Por isso eis aqui estou eu que acrescentarei uma coisa para excitar a admiração a este povo com um grande e estupendo milagre; porque perecerá a sabedoria dos seus sábios, e ficará obscurecido o entendimento dos seus prudentes.

15 Ai dos que sois profundos de coração, para ocultardes ao Senhor os vossos desígnios; daqueles, cujas obras são feitas no meio das trevas, e dizem: Quem é que nos vê, e quem é o que nos conhece?

16 Perverso é este vosso pensamento; vem ele a ser como se o barro tivesse intentos de se levantar contra o oleiro, e dissesse a obra ao seu artífice: Tu não és que me fizeste. E o vaso disse ao oficial que o fez: Tu disto não entendes nada.

17 Acaso dentro ainda de pouco tempo e em breve espaço não se converterá o Líbano em Carmelo, e o Carmelo não se reputará por um bosque?

18 E naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre as trevas e a escuridade verão os olhos dos cegos.

19 E alegrar-se-ão cada vez mais os mansos no Senhor e exultarão os homens pobres no santo de Israel;

20 Porque desfaleceu o que prevalecia, acabou o escarnecedor, e foram cortados todos os que vigiavam para fazer mal;

21 Aqueles que faziam pecar os homens pelas suas palavras, e que perverte ao que os repreendia na porta, e os que sem causa se apartaram do justo.

22 Por esta causa o Senhor que resgatou a Abraão, diz isto à casa de Jacob: Agora não será confundido.

23 Mas quando vir a seus filhos, obra das minhas mãos santificando no meio dele o meu nome, também eles santificarão ao santo de Jacob, e apregoarão o Deus de Israel,

24 E os que estavam em erro de espírito chegarão a ter claro entendimento, e os murmuradores aprenderão a lei.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir