Bíblia do Caminho  † Antigo Testamento

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Isaías   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 9

(Versículos e sumário)

9 No primeiro tempo foi levemente combatida a terra de Zabulon, e a terra de Nefthali; e no último carregou-se a mão sobre o caminho do mar no além-Jordão, a Galileia dos gentios.

2 Este povo, que andava em trevas viu uma grande luz; aos que habitavam na região da sombra da morte, lhes nasceu o dia.

3 Multiplicaste a gente, não aumentaste a alegria. Eles se alegrarão quando tu lhes apareceres, bem como os que se alegram no tempo da messe, bem como exultam os vencedores com a presa que tomaram, quando repartem os despojos.

4 Porque tu quebraste o jugo do peso que o oprimia, e a vara que lhe rasgava as espáduas, e o cetro do seu exator, como o fizeste na jornada de Madian.

5 Porque todo o violento saque feito com tumulto e a vestidura manchada de sangue, será entregue à queima, e ficará sendo o pasto do fogo.

6 Porquanto já UM PEQUENINO se acha NASCIDO para nós, e um filho nos foi dado a nós, e foi posto o principado sobre o seu ombro; e o nome com que se apelide será admirável, conselheiro, Deus forte, pai do futuro século, príncipe da paz.

7 O seu império se estenderá cada vez mais, e a paz não terá fim; assentar-se-á sobre o trono de David, e sobre o seu reino; para o firmar e fortalecer em juízo e justiça, desde então e para sempre. Fará isto o zelo do Senhor dos exércitos.

8 O Senhor dirigiu a sua palavra a Jacob, e caiu em Israel.

9 E sabê-lo-á todo o povo de Efraim, e os habitantes de Samaria que cheios de soberba e arrogância de coração dizem:

10 Os ladrilhos caíram, mas nós edificaremos de pedras de silharia; eles cortaram os sicômoros, porém nós substituiremos cedros em seu lugar.

11 E suscitará o Senhor os adversários de Rasin para virem sobre ele, e fará entrar em tumulto a seus inimigos;

12 aos sírios da parte do oriente, e aos filisteus da banda do ocidente; e eles devorarão a Israel com a boca toda. Com todos estes males não se apartou o seu furor, mas ainda está alçada a sua mão;

13 E este povo não se voltou para quem o feria, e não buscaram ao Senhor dos exércitos.

14 E destruirá o Senhor num mesmo dia a cabeça e a cauda a Israel, ao que governa e ao que perverte.

15 O ancião e o homem respeitável, esse é a cabeça; e o profeta que ensina mentira, esse é a cauda.

16 E os que chamam bem-aventurado a este povo, enganando-o; e aqueles que são chamados ditosos serão precipitados.

17 Por esta causa não se alegrará o Senhor sobre os mancebos dele; e não se compadecerá dos seus órfãos, nem das suas viúvas; porque todos eles são uns hipócritas e uns maus homens, e toda a boca proferiu loucuras. Com todo estes males não se apartou o seu furor, mas ainda está alçada a sua mão.

18 Porque a impiedade se acendeu como um fogo, ela devorará os abrolhos e os espinhos; e se ateará na espessura do bosque, e subirão ao alto nuvens de enovelado fumo.

19 Turbou-se a terra pela ira do Senhor dos exércitos e virá a ser o povo como pasto do fogo; o homem não perdoará a seu irmão.

20 E virará à direita, e terá fome; e comerá à esquerda, e não se fartará; cada um devorará a carne do seu braço; Manassés a Efraim, e Efraim a Manassés, os mesmos juntos se levantarão contra Judá.

21 Com todos estes males não se apartou o seu furor, mas ainda está alçada a sua mão.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

D
W