Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Isaías    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 8

(Versículos e sumário)

8 E o Senhor me disse: Toma um livro grande, e escreve nele em estilo de homem: Tira depressa os despojos, faze velozmente a presa.

2 E eu tomei duas testemunhas fiéis, Urias sacerdote, e Zacarias, filho de Baraquias;

3 E cheguei-me à profetisa, e ela concebeu, e pariu um filho. Então me disse o Senhor: Põe-lhe por nome: Apressa-te a tirar os despojos, faze velozmente a presa.

4 Porque antes que o menino saiba chamar por seu pai e por sua mãe, tirar-se-á a fortaleza de Damasco, e levar-se-ão os despojos de Samaria diante do rei dos assírios.

5 E continuou o Senhor a falar-me ainda, dizendo:

6 Por isso mesmo que este povo rejeitou as águas de Siloé, que correm em silêncio, e quis antes acostar-se ao partido de Rasin, e ao do filho de Romelia;

7 Por este motivo eis que o Senhor fará sobre eles vir as águas impetuosas e abundantes, ao rei dos assírios, e todo o seu poder; e subirá sobre todos os seus ribeiros, e correrá por cima de todas as suas margens.

8 E se espraiará por Judá inundando-a, e indo assim passando, lhe chegará até o pescoço. E a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emmanuel.

9 Ajuntai-vos, povos, e sereis vencidos, e vós todas as terras de longe ouvi; incorporai as vossas forças e sereis vencidos, tomai as vossas armas e sereis vencidos;

10 Formai qualquer desígnio, e ele sairá frustrado; proferi alguma palavra de mando, e ela não será executada; porque Deus é conosco.

11 Porque o Senhor me diz a mim estas coisas. Assim como ele com a mão forte me deu a instrução de que não fosse pelo caminho deste povo, dizendo:

12 Não digais: Conspiremo-nos; porque tudo o que este povo diz é uma conspiração; e não temais o que ele teme, nem vos assusteis.

13 Dai glória à santidade do mesmo Senhor dos exércitos; ele seja o vosso pavor, e ele o vosso terror.

14 E ele será para vós um motivo de santificação. Mas servirá de pedra de tropeço, e de pedra de escândalo às duas casas de Israel; de laço e de ruína aos habitantes de Jerusalém.

15 E tropeçarão muitos dentre eles e cairão, e serão quebrantados, e enredados, e presos.

16 Ata o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.

17 E esperarei o Senhor, que esconde a sua face à casa de Jacob, e aguardá-lo-ei.

18 eis aqui estou eu e os meus meninos, que o Senhor me deu, para servirem de sinal, e de portento a Israel da parte do Senhor dos exércitos, que habita no monte Sião.

19 E enquanto vos disserem: Consulta os pitões, e os adivinhos, que murmuram em segredo nos seus encantamentos: Acaso não consultará o povo ao seu Deus, há de ir falar com os mortos acerca dos vivos?

20 Antes à lei e ao testemunho é que se deve recorrer. Porém se eles não falarem na conformidade desta palavra, não raiará para eles a luz da manhã.

21 E passará por ela, cairá, e terá fome; e quando padecer esta fome, se agastará, e amaldiçoará ao seu rei, e ao seu Deus, e levantará os olhos lá para cima.

22 E olhará para a terra, e eis que tudo será tribulação e trevas, desmaio e angústia, e obscuridade que a persiga, e não poderá escapar do aperto em que se acha.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir