Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Gênesis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3   † 

(Versículos e sumário)

3 Mas a serpente era o mais astuto de todos os animais da terra, que o Senhor Deus tinha feito. E ela disse à mulher: Porque vos mandou Deus que não comêsseis de toda a árvore do paraíso?

2 Respondeu-lhe a mulher: Nós comemos do fruto das árvores, que estão no paraíso.

3 Mas do fruto da árvore, que está no meio do paraíso, Deus nos mandou, que não comêssemos, nem a tocássemos, não suceda que morramos.

4 Porém a serpente disse à mulher: Bem podeis estar seguros, que não morrereis de morte.

5 Porque Deus sabe, que em qualquer dia que vós comais desse fruto, se abrirão os vossos olhos; e vós sereis como uns deuses, conhecendo o bem e o mal.

6 Viu pois a mulher, que a árvore era boa para se comer, e formosa aos olhos, e deleitável à vista, e tirou do fruto dela, e comeu, e deu a seu marido, que também comeu.

7 No mesmo ponto se lhes abriram os olhos, e tendo conhecido que estavam nus;  coseram umas folhas de figueira, e fizeram para si umas cintas.

8 E Adão e sua mulher, como tivessem ouvido a voz do Senhor Deus, que passeava pelo paraíso, depois do meio-dia, quando se levantava a viração, esconderam-se da face do Senhor Deus no meio das árvores do paraíso.

9 E o Senhor Deus chamou por Adão, e lhe disse: Onde estás?

10 Respondeu-lhe Adão: Eu ouvi a tua voz no paraíso, e tive medo porque estava nu,  e por isso me escondi.

11 Disse-lhe Deus: Donde soubeste tu que estavas nu, senão porque comeste da árvore, de que eu te tinha ordenado que não comesses?

12 Respondeu Adão: A mulher, que tu me deste por companheira, deu-me da árvore, e eu comi.

13 E o Senhor Deus disse para a mulher: Por que fizeste tu isto? Respondeu ela: A serpente me enganou, e eu comi.

14 E o Senhor Deus disse à serpente: Pois que assim o fizeste, tu és maldita entre todos os animais e bestas da terra; tu andarás de rastos sobre o teu peito, e comerás terra todos os dias da tua vida.

15 Eu porei inimizades entre ti e a mulher; entre a tua posteridade e a sua dela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao seu calcanhar.

16 Disse também à mulher: Eu multiplicarei os trabalhos e os teus partos. Tu em dor parirás teus filhos, e estarás sob o poder de teu marido, e ele te dominará.

17 A Adão porém disse: Pois que deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore, de que eu te tinha ordenado que não comesses; a terra será maldita na tua obra; tu tirarás dela o teu sustento com muitas fadigas, todos os dias da tua vida.

18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu terás por sustento as ervas da terra.

19 Tu comerás o teu pão no suor do teu rosto, até que te tornes na terra, de que foste tomado; porque tu és pó, e em pó te hás de tornar.

20 E Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, por causa de ser ela a mãe de todos os viventes.

21 Fez também o Senhor Deus a Adão e a sua mulher umas túnicas de peles, e os vestiu.

22 E disse: Eis ai está feito Adão como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Agora pois, para que não suceda que ele lance a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.

23 E o Senhor Deus o lançou fora do paraíso de delícias, para que cultivasse a terra, de que tinha sido tomado.

24 E depois que o lançou fora, pôs diante do paraíso de delícias um querubim com uma espada de fogo e versátil, para guardar o caminho da árvore da vida.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


.

Abrir