Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Ezequiel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 48

(Versículos e sumário)

48 E estes são os nomes das tribos, desde a extremidade do Aquilão ao longo do caminho de Hethalon, quando se vai a Emath; o átrio de Enan será o limite da banda de Damasco para o Aquilão, ao longo do caminho de Emath. E a região oriental e o mar terminarão a porção de Dan.

2 E próximo aos termos de Dan, terá Aser a sua porção, desde a região oriental até à região do mar.

3 E próximo aos termos de Aser, terá Nefthali a sua porção, desde a região oriental até à região do mar.

4 E próximo aos termos de Nefthali terá Manassés a sua porção, desde a região oriental até à região do mar.

5 E próximo aos termos de Manassés terá Efraim a sua porção, desde a região oriental até à região do mar.

6 E próximo aos termos de Efraim, terá Ruben a sua porção, desde a região oriental até à região do mar.

7 E próximo aos termos de Ruben, terá Judá a sua porção, desde a região oriental até à região do mar.

8 E próximo aos termos de Judá, desde a região oriental até à região do mar, serão as primícias, que vós separareis, as quais terão vinte e cinco mil medidas de largura, e de comprimento, assim como é a extensão que tem cada um dos outros quinhões, desde a região oriental até ã região do mar; e o santuário ficará no meio desta partilha.

9 Quanto às primícias, que vós separareis para o Senhor; terão vinte e cinco mil medidas de comprido, e dez mil de largo.

10 Estas primícias porém serão do santuário dos sacerdotes; elas terão vinte e cinco mil medidas de comprimento para o Aquilão, e dez mil medidas de largura para o mar, e dez mil medidas também de largura para o oriente, e vinte e cinco mil medidas de comprimento para o Meio-dia; e o santuário do Senhor ficará no meio desta porção.

11 O santuário será para os sacerdotes, que são filhos de Sadoc, que guardaram as minhas cerimônias, e que se não desencaminharam, quando os filhos de Israel estavam no descaminho, como também se desencaminharam os levitas.

12 E eles terão por primícias no meio das primícias da terra o santo dos santos, junto aos termos dos levitas.

13 E os levitas terão também igualmente junto aos termos dos sacerdotes, vinte e cinco mil medidas de comprimento, e dez mil de largura. Todo o comprimento será de vinte e cinco mil medidas, e a largura de dez mil.

14 E eles não poderão vender, nem trocar nada delas, nem estas primícias da terra serão transferidas a outras, porque são consagradas ao Senhor.

15 E as cinco mil medidas que restam de largura sobre as vinte e cinco mil, serão havidas como profanas, ficando destinadas para os edifícios da cidade, e para os seus arrabaldes; e a cidade ficará no meio deste espaço.

16 E estas serão as suas medidas; para a região setentrional, terá ela quatro mil e quinhentas medidas; e para a região meridional, quatro mil e quinhentas; e para a região oriental, quatro mil e quinhentas; e para a região ocidental, outras quatro mil e quinhentas.

17 E os arrabaldes da cidade terão da banda do Aquilão duzentas e cinquenta medidas, e da banda do meio-dia, outras duzentas e cinquenta, e da banda do oriente, duzentas e cinquenta, e da banda do mar, outras duzentas e cinquenta.

18 Quanto porém ao que ficar sobre o comprimento, junto às primícias do santuário, a saber, dez mil medidas para a banda do oriente, e dez mil para a banda do ocidente, elas serão como as primícias do santuário; e os frutos que daí se colherem, serão destinados para dar pão àqueles que servem a cidade.

19 E os que trabalharem em serviço da cidade, serão de todas as tribos de Israel.

20 Todas as primícias, que tiverem de todos os lados vinte e cinco mil medidas, vindo a formar em quadro as tais vinte e cinco mil medidas, serão separadas, para serem as primícias do santuário e para possessão da cidade.

21 E o que restar, será para o quinhão do príncipe, por toda a roda das primícias do santuário, e do quinhão da cidade, defronte das vinte e cinco mil medidas das primícias até os termos do oriente; e da mesma sorte da banda do mar, defronte das vinte e cinco mil medidas até os termos do mar, será também do quinhão do príncipe; e as primícias do santuário e o Santuário do templo ficarão no meio deste espaço.

22 O quê restar porém da porção dos levitas, e da porção da cidade, no meio das outras porções do príncipe; será entre os termos de Judá, e entre os termos de Benjamim, e pertencerá ao príncipe.

23 E pelo que toca às outras tribos; a porção de Benjamim será desde a região orienta até à região ocidental.

24 E defronte dos termos de Benjamim, terá Simeão a sua porção, desde a região oriental até à região ocidental.

25 E próximo aos termos de Simeão, terá Issacar a sua porção, desde a região oriental até à região ocidental.

26 E próximo aos termos de Issacar, terá Zabulon a sua porção, desde a região oriental até à região ocidental.

27 E próximo aos termos de Zabulon, terá Gad a sua porção, desde a região oriental até à região do mar.

28 E para a banda dos termos de Gad, ficará a região austral, ao Meio-dia; e seus termos serão desde Thamar até às águas da contradição junto a Cades; a sua herança se estenderá até parar defronte do mar grande.

29 Esta é a terra que vós distribuireis por sortes entre as tribos de Israel; e tais serão as suas partições, diz o Senhor Deus.

30 E estas são as saídas dá cidade; medirás da banda do setentrião quatro mil e quinhentas medidas.

31 E as portas da cidade tomarão os nomes das tribos de Israel, haverá três portas ao setentrião; a porta de Ruben uma, a porta de Judá outra, a porta de Levi outra.

32 E medirás da mesma sorte para a banda do oriente quatro mil e quinhentas medidas; e desta banda haverá também três portas; a porta de José uma, a porta de Benjamim outra, e a porta de Dan outra.

33 Medirás outrossim quatro mil e quinhentas medidas para a banda do Meio-dia, e da mesma sorte haverá aqui três portas; a porta de Simeão uma, a porta de Issacar outra, a porta de Zabulon outra.

34 Medirás enfim quatro mil e quinhentas medidas para a banda do ocidente; haverá aqui também três portas; a porta de Gad uma, a porta de Aser outra, a porta de Nefthali outra.

35 O seu circuito será de dezoito mil medidas; e desde aquele dia o nome da cidade será: O Senhor nela mesma.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir