Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Ezequiel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 47

(Versículos e sumário)

47 Depois ele me fez tornar para a porta da casa, e eis que saíam umas águas debaixo do limiar da porta, para a banda do oriente porque a face da casa olhava para o oriente; as águas porém desciam ao lado direito do templo para o Meio-dia do altar.

2 E ele me tirou pelo caminho da poria do Aquilão e me fez voltar pelo caminho de fora da porta exterior, para o caminho que olhava para o oriente; e eis que vi que as águas vinham em redundância do lado direito.

3 Saindo para a banda do oriente o homem, que tinha na sua mão um cordel, mediu ainda mil côvados; e me fez passar pela água, que me dava pelos tornozelos.

4 Mediu outros mil côvados, e me fez passar pela água, que me dava pelos joelhos.

5 E mediu outros mil côvados, e me fez passar pela água, que me dava pelos rins. E mediu outros mil côvados, era já uma torrente, que eu não pude passar; porque se tinham empolado as águas daquela profunda torrente, que se não podia passar a vau;

6 Então me disse o homem: Certo que tu o tens visto, filho do homem; e ele me tirou logo, e me trouxe à ribanceira da torrente.

7 Tendo eu pois tornado para trás, eis que se viam na ribanceira da torrente muitas árvores de uma e outra banda em número excessivo.

8 E o homem me disse: Estas águas que saem para os montões de saibro do oriente, e que descem às planícies do deserto, entrarão no mar, e sairão dele, e as águas do mar ficarão saudáveis.

9 E todo o animal vivente, que anda a rasto, viverá por toda a parte, aonde chegar a torrente; e haverá ali muitos peixes em abundância depois que lá chegarem estas águas; e ficará curado, e viverá tudo aonde chegar esta torrente.

10 E os pescadores estarão sobre estas águas; desde Engadi até Engalim será o enxugadouro das suas redes; serão muitíssimas as espécies de seus peixes, em multidão excessiva, como são os peixes do mar grande.

11 Nas suas praias porém, e nos seus alagadiços não serão adoçadas as águas, porque serão destinadas para as marinhas de sal.

12 E sobre a torrente nascerá nas suas ribanceiras de uma e outra banda toda a árvore frutífera; não cairá dela a folha, nem faltará o seu fruto; dá-los-á novos todos os meses, porque as suas águas sairão do santuário; e os seus frutos servirão de sustento, e as suas folhas de medicina.

13 Isto diz o Senhor Deus: Estes são os limites, segundo os quais vós possuireis a terra, que se há de repartir pelas doze tribos de Israel; porque José tem para si um quinhão dobrado.

14 Vós porém a possuireis todos igualmente, cada um tanto como seu irmão; terra, sobre a qual eu levantei a minha mão, para a dar a vossos pais; e esta terra vos caberá em herança.

15 Ora estes são os limites da terra: Da banda setentrional desde o mar grande, pelo caminho de Hethalon, vindo a Sedada,

16 a Emath, a Berotha, a Sabarim, que está entre os confins de Damasco, e os confins de Emath, à casa de Ticcon, que está sobre os confins de Auran.

17 E estes limites serão desde o mar até o átrio de Enon, que faz o termo de Damasco, e desde uma banda do setentrião à outra banda; Ematc fará o seu termo da banda setentrional.

18 Ora a sua região oriental se tomará do meio de Auran, e do meio de Damasco, e do meio de Galaad, e do meio da terra de Israel, limitando-a o Jordão, até ao mar oriental. Medireis também o lado do oriente.

19 E o lado austral do Meio-dia desde Thamar até às águas da contradição, junto a Cades; e a torrente até o mar grande; e este é o lado austral para Meio-dia.

20 E o lado do mar será o mar grande, desde um cabo em direitura, até chegar a Emath; este é o lado do mar.

21 E dividireis esta terra entre vós, pelas tribos de Israel;

22 E vós a sorteareis para vossa herança, juntamente com os estrangeiros, que vierem ajuntar-se convosco, que tiverem filhos no meio de vós; e vós os tereis como naturais entre os filhos de Israel; repartirão convosco a herança no meio das tribos de Israel.

23 E em qualquer tribo em que se achar um estrangeiro, vós lhe dareis ali o seu quinhão, diz o Senhor Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir