Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Ezequiel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 45

(Versículos e sumário)

45 E quando vós começardes a dividir a terra por sortes, separai as primícias para o Senhor, escolhendo um lugar santificado da terra, que tenha vinte e cinco mil medidas de comprimento, e dez mil de largura; ele será santificado em toda a sua extensão ao redor.

2 E de todo este espaço separareis vós para o lugar santificado um lugar quadrado, que tenha quinhentas medidas de cada banda ao redor; e cinquenta côvados em roda para os seus arrabaldes.

3 E com esta medida medirás tu uma praça de vinte e cinco mil de comprimento, e dez mil de largura; e nesta praça será o templo, e o santo dos santos.

4 Este espaço santificado da terra será para os sacerdotes ministros do santuário, que se aproximam ao ministério do Senhor. E este lugar lhes será destinado para suas casas e para o santuário da santidade.

5 Haverá também outras vinte e cinco mil medidas de comprimento, e dez mil de largura para os levitas, que servem na casa. Esses mesmos terão vinte câmaras no tesouro.

6 E dareis cinco mil medidas de largura, e vinte e cinco mil de comprimento, segundo a separação do santuário para possessão da cidade, a todo a casa de Israel.

7 Darás também ao príncipe de uma e outra parte junto ao que foi separado para o santuário, e junto à possessão da cidade, defronte da face do que foi apartado para o santuário, e defronte da face da possessão da cidade; desde uma banda do mar até à outra; e o comprimento do que lhe há de pertencer, será igual a estas outras duas porções, desde o termo ocidental até o termo oriental.

8 Ele terá o seu quinhão da terra em Israel; e os príncipes não tornarão mais a roubar o meu povo; mas distribuirão a terra pela casa de Israel, segundo cada tribo o pedir.

9 Isto diz o Senhor Deus: Baste-vos, ó príncipes de Israel, o que tendes feito; cessai de cometer mais iniquidades e rapinas, e obrai conforme a equidade, e a justiça, separai os vossos termos dos de meu povo, diz o Senhor Deus.

10 Será justa a vossa balança, e justo o efi [efa], e justo o bato.

11 O efi, e o bato serão iguais, e de uma mesma medida; de sorte que o bato tenha a décima parte do coro e o efi tenha a mesma décima parte do coro. O seu peso será igual, por ordem, à medida do coro.

12 E o siclo tem vinte óbolos. Ora vinte siclos, e vinte e cinco siclos, e quinze siclos fazem uma mina.

13 E estas são as primícias que vós tirareis; a sexta parte do efi tomada sobre um coro de trigo, e a sexta parte do efi tomada sobre um coro de cevada.

14 Quanto porém à medida do azeite, um bato de azeite é a décima parte do coro; e dez batos fazem um coro; porque dez batos enchem um coro.

15 E oferecereis um carneiro do rebanho de duzentas cabeças, daqueles que os israelitas criam para os sacrifícios, e para os holocaustos, e para as oblações pacíficas, a fim de os expiar, diz o Senhor Deus.

16 Todo o povo da terra será obrigado a pagar estas primícias ao que for príncipe em Israel.

17 E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e os sacrifícios, e as libações nos dias solenes, e nos primeiros dias de cada mês, e nos dias de sábado, em todas as solenidades da casa de Israel; ele oferecerá pelo pecado o sacrifício, e holocausto, e as vítimas pacíficas, para expiação da casa de Israel.

18 Isto diz o Senhor Deus: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, tomarás tu um novilho da manada, que não tenha mancha, e expiarás com ele o santuário.

19 E o sacerdote tomará do sangue da vítima, que se oferecer pelo pecado; e o porá nos postes do templo, e nos quatro cantos da margem do altar, e nos postes da porta do átrio interior.

20 E o mesmo farás no sétimo dia do mês, por cada um que pecou por ignorância, e foi enganado por algum erro, e farás a expiação pelo templo.

21 No primeiro mês, no dia catorze desse mês, solenizareis vós a festa dá Páscoa; comer-se-ão os pães asmos sete dias.

22 E o príncipe oferecerá neste dia por si, e por todo o povo da terra, um novilho pelo pecado.

23 E oferecerá em holocausto ao Senhor durante a solenidade dos sete dias, sete novilhos, e sete carneiros sem mancha cada dia, durante os sete dias. E oferecerá cada dia um bode novo pelo pecado.

24 E ajuntará no seu sacrifício um efi de farinha a cada novilho, e um efi da mesma a cada carneiro. E ajuntará um hin de azeite a cada efi.

25 No sétimo mês, no dia quinze desse mês, fará ele nesta solenidade por sete dias contínuos as mesmas coisas que se disseram acima; tanto pela expiação do pecado, como pelo holocausto, e no sacrifício, e no azeite.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir