Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Ezequiel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 36

(Versículos e sumário)

36 Tu porém, filho do homem, profetiza aos montes d’Israel, e dir-lhes-ás: Montes d’Israel, ouvi a palavra do Senhor!

2 Isto diz o Senhor Deus: Porque o inimigo disse de vós: Bem feito, estas alturas eternas nos foram dadas para nossa herança.

3 Por isso profetiza, e dize: Isto diz o Senhor Deus: Pelo motivo de que tendes sido desolados, e pisados aos pés por todos os povos em circuito e ficastes feitos a herança das outras gentes, e chegastes a ser a fábula de todos, e um objeto dos opróbrios do povo;

4 Por esta causa ouvi, montes d’Israel, a palavra do Senhor Deus: Isto diz o Senhor Deus aos montes, e aos outeiros, às torrentes, e aos vales, e aos desertos, aos pardieiros, e às cidades desamparadas, que foram despovoadas e insultadas pelas outras gentes ao redor.

5 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: Porquanto eu tenho falado no ardor do meu zelo contra as outras gentes, e contra toda a Idumeia, que se apropriaram a si a minha terra por herança com gozo, e de todo o coração, e vontade; e lançaram fora dela os habitantes para a saquearem;

6 Portanto profetiza sobre a terra d’Israel, e dirás aos montes e outeiros, aos cabeços e aos vales: Isto diz o Senhor Deus: Eis-aí falei eu no meu zelo, e no meu furor, pelo motivo de terdes sofrido os opróbrios das gentes.

7 Pelo que isto diz o Senhor Deus: Eu levantei a minha mão, para que as gentes, que estão em torno de vós, essas mesmas tragam sobre si a sua confusão.

8 E vós, montes d’Israel, produzi os vossos ramos, e dai o vosso fruto ao meu povo de Israel; porque o tempo dele vir está perto.

9 Eis-aí que eu mesmo venho a vós, e eu me voltarei para vós, e vós sereis lavrados, e recebereis a semente.

10 E multiplicarei aos homens e em vós e a toda a casa de Israel; e as cidades serão habitadas, e os lugares arruinados serão restabelecidos.

11 E vos encherei de homens, e de alimárias; e eles se multiplicarão, e crescerão; e eu vos farei habitar como dantes, é vos darei uns bens ainda maiores, que os que vós tivestes desde o princípio; e vós sabereis que eu sou o Senhor.

12 E conduzirei sobre vós uns homens, o meu povo de Israel, e eles te possuirão como sua herança; e tu serás a sua herança, e para o futuro te não acharás mais sem eles.

13 Isto diz o Senhor Deus: Já que dizem de vós outros: Tu és uma terra devoradora de homens, e sufocadora dá tua gente;

14 Por isso tu não comerás mais os homens, nem matarás mais a tua gente, diz o Senhor Deus.

15 Eu farei que se não ouça mais em ti a confusão das gentes e tu não trarás mais sobre ti o opróbrio dos povos e nem perderás mais a tua gente, isto diz o Senhor Deus.

16 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

17 Filho do homem, os da casa de Israel habitaram na sua terra, e eles a contaminaram com as suas obras, e com os seus afetos o caminho deles se tornou diante de mim numa tal imundícia, como a da mulher menstruada.

18 E eu derramei a minha indignação sobre eles por causa do sangue, que eles derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos com que a desonraram.

19 E eu os espalhei por diversas gentes, e eles foram enxotados para várias terras. Eu os julguei segundo os seus caminhos, e segundo as invenções do seu capricho.

20 E entraram no país das gentes, para onde foram, e lá desonraram o meu santo nome, quando se dizia deles: Este é o povo do Senhor e estes os que saíram da sua terra.

21 E eu lhes perdoei por amor do meu santo nome, ao qual a casa de Israel tinha desonrado entre as gentes, para onde foram.

22 Por isso tu dirás à casa de Israel: Isto diz o Senhor Deus: Não é por amor de vós, casa de Israel, que eu farei o que estou para fazer, mas é por atenção ao meu santo nome, que vós tendes desonrado entre as gentes, para onde fostes.

23 E eu santificarei o meu grande nome, que foi manchado entre as gentes, o qual vós desonrastes no meio delas; a fim de que as gentes saibam que eu sou o Senhor, diz o Senhor dos exércitos, quando eu tiver sido santificado a seus olhos no meio de vós.

24 Porque eu vos tirarei dentre as gentes, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra.

25 E derramarei sobre vós uma água pura, e vós sereis purificados de todas as vossas imundícias, e eu vos purificarei de todos os vossos ídolos.

26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei um novo espírito no meio de vós; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e dar-vos-ei um coração de carne.

27 E porei o meu espírito no meio de vós; e farei que vós andeis nos meus preceitos, e que guardeis as minhas ordenanças, e que as pratiqueis.

28 E vós habitareis na terra que eu dei a vossos pais; e vós sereis para mim o meu povo, e eu serei para vós o vosso Deus.

29 E eu vos salvarei de todas as vossas impuridades; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.

30 E multiplicarei o fruto das árvores, e as produções dos campos, para que não tragais mais sobre vós o opróbrio da fome entre as gentes.

31 E vós vos recordareis dos vossos péssimos caminhos, e dos vossos afetos não bons; e as vossas iniquidades e os vossos crimes vos desagradarão.

32 Não é por amor de vós que eu farei isto, diz o Senhor Deus, tende-o assim entendido. Confundi-vos, e envergonhai-vos sobre os excessos da vossa vida, casa de Israel.

33 Isto diz o Senhor Deus: No dia em que eu vos tiver purificado de todas as vossas iniquidades, e tiver feito povoar as vossas cidades, e restabelecer os lugares arruinados.

34 E quando a terra deserta, que noutro tempo estava desolada aos olhos de todo o viandante, for cultivada,

35 dirão: Esta terra, que estava inculta, tornou-se um como jardim de delícias; é as cidades que estavam desertas, e abandonadas, e arruinadas, ficaram com toda a segurança fortificada.

36 E todas as gentes, que tiverem ficado à roda de vós, saberão que eu, o Senhor, restabeleci os lugares arruinados, e cultivei os incultos, que eu o Senhor o tenho falado, e executado.

37 Isto diz o Senhor Deus: Ainda nisto me acharão favorável os da casa de Israel, para que eu lhes faça esta mercê; eu os multiplicarei como um rebanho de homens.

38 Como um rebanho santo, como o rebanho de Jerusalém nas suas festas; assim é que as cidades que estavam desertas, serão cheias de rebanhos de homens, e eles saberão que eu sou o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir