Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Ezequiel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 20

(Versículos e sumário)

20 E aconteceu no ano sétimo, no quinto mês, aos dez dias do mês, que vieram alguns dos anciãos de Israel a consultar ao Senhor, e se assentaram diante de mim.

2 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

3 Filho do homem, fala aos anciãos de Israel e lhes dirás: Isto diz o Senhor Deus: Acaso viestes vós a consultar-me? por minha vida, que eu vos não responderei, diz o Senhor Deus.

4 Se tu os julgas, filho do homem, se tu os julgas, põe-lhes diante dos olhos as abominações de seus pais.

5 E lhes dirás: Isto diz o Senhor Deus, no dia em que eu escolhi a Israel, e levantei a minha mão pela estirpe da casa de Jacob, e lhes apareci na terra do Egito, e levantei a minha mão a favor deles, dizendo: Eu sou o Senhor vosso Deus.

6 Naquele dia levantei a minha mão a favor deles, para os tirar da terra do Egito, para a terra que eu lhes tinha aparelhado, que mana leite, e mel; a qual é excelente entre todas as terras.

7 Eu lhes disse então: Cada um lance de si os tropeços dos seus olhos, e não vos mancheis com os ídolos do Egito; eu sou o Senhor vosso Deus.

8 Mas eles me irritaram, e não me quiseram ouvir. Cada um não lançou fora as abominações dos seus olhos, nem abandonaram os ídolos do Egito; e eu disse que derramaria a minha indignação sobre eles, e que saciaria neles a minha ira, no meio da terra do Egito.

9 E eu o fiz por glória do meu nome, para que ele não ficasse desacreditado diante das gentes, no meio das quais estavam, e entre as quais eu lhes apareci para os tirar da terra do Egito.

10 Eu os tirei pois da terra do Egito, e os conduzi ao deserto.

11 E lhes dei os meus preceitos, e lhes mostrei os meus juízos, observando os quais viverá o homem por eles.

12 Além disto eu lhes prescrevi também os meus sábados, para que estes fossem um sinal entre mim e eles; e para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifico.

13 Mas depois de tudo isto, os filhos da casa de Israel me irritaram no deserto, eles não andaram nos meus preceitos, e rejeitaram os meus juízos, observando os quais viverá o homem por eles; e violaram inteiramente os meus sábados. Disse eu pois que derramaria o meu furor sobre eles no deserto, e que os consumiria.

14 E eu o fiz por glória do meu nome, para que ele não ficasse desacreditado diante das gentes, das quais eu os fiz sair à vista delas.

15 Eu pois levantei a minha mão sobre eles no deserto, para os não introduzir na terra que lhes dei, a qual mana leite, e mel, sendo a melhor de todas as terras;

16 Porque eles rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus preceitos, violaram os meus sábados porquanto o seu coração ia após dos ídolos.

17 E olhei para eles com olhos de misericórdia para não os matar, nem os consumi no deserto.

18 Depois disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos preceitos de vossos pais, nem guardeis os seus costumes, nem vos mancheis no culto dos seus ídolos.

19 Eu sou o Senhor vosso Deus. Andai nos meus preceitos, guardai os meus juízos, e praticai-os;

20 E santificai os meus sábados, para que eles sejam um sinal entre mim e vós, e para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.

21 Porém seus filhos me azedaram contra si mesmos, eles não andaram nos meus preceitos, e não guardaram os meus juízos para os cumprir, quando o homem que os observar, viverá por eles; e violaram os meus sábados; e eu os ameacei que derramaria o meu furor sobre eles, e que satisfaria a minha ira contra eles no deserto.

22 Mas desviei a minha mão, e o fiz por glória do meu nome, para que ele não fosse violado diante das gentes, do meio das quais eu os lancei fora aos olhos delas.

23 Tornei outra vez a levantar a minha mão contra eles no deserto, para os espalhar por entre as nações, e padejá-los para diversos climas;

24 Visto não terem eles observado as minhas ordenanças, e terem rejeitado os meus preceitos e violado os meus sábados, e terem-se-lhes ido os olhos após os ídolos de seus pais.

25 Por isso também eu lhes dei uns preceitos não bons, e umas ordenanças, nas quais eles não acharão a vida.

26 E permiti que eles se manchassem nos seus dons, quando para expiação dos seus pecados ofereciam todo o que rompe o claustro materno; e eles saberão que eu sou o Senhor.

27 Portanto fala à casa de Israel, filho do homem, e lhes dirás a eles: Isto diz o Senhor Deus: Ainda até neste particular me blasfemaram os vossos pais, quando me desprezaram vilipendiando-me;

28 E tendo-os eu introduzido na terra, sobre a qual eu levantei a minha mão jurando que lha daria a eles; olharam para todos os outeiros elevados, e para todas as árvores frondosas, e ali imolaram as suas vítimas; e ali me provocaram a ira com as suas oblações, e ali puseram o cheiro da suavidade, e ofereceram as suas libações.

29 Eu lhes disse então: Que alto é este, onde vós entrais? e até ao dia de hoje se lhe ficou conservando este nome de alto.

30 Portanto dize à casa de Israel: Isto diz o Senhor Deus: Vós certamente vos contaminais nos caminhos de vossos pais, e vos tornais impuros indo após os tropeços deles;

31 E na oblação dos vossos dons, quando fazeis passar a vossos filhos pelo fogo, vós vos contaminais em todos os vossos ídolos até hoje; e responder-vos-ei eu ainda, casa de Israel? Por minha vida, diz o Senhor Deus, que eu vos não responderei.

32 Nem vós chegareis ao fim que vos propondes no vosso pensamento, quando dizeis: Nós seremos como as gentes, e como os povos da terra, para que adoremos os paus e as pedras.

33 Por minha vida, diz o Senhor Deus, que eu reinarei sobre vós com uma mão forte, e com um braço estendido e com toda a efusão do meu furor.

34 E vos tirarei do meio dos povos; e vos ajuntarei dos países para onde vós tínheis sido dispersos; eu reinarei sobre vós com uma mão forte e com um braço estendido, e com toda a efusão do meu furor.

35 E vos levarei para um deserto sem povos, e lá posto um diante do outro, entrarei em juízo convosco.

36 Bem como eu entrei em juízo com vossos pais no deserto da terra do Egito, assim vos julgarei eu a vós, diz o Senhor Deus.

37 E vos sujeitarei ao meu cetro e vos farei entrar I nos vínculos do meu concerto.

38 E separarei dentre vós os transgressores da minha lei, e os ímpios, e os farei sair da terra da sua morada, e eles não entrarão na terra de Israel; e vós sabereis que eu é que sou o Senhor.

39 E vós, casa de Israel, isto diz o Senhor Deus: cada um de vós ide após dos vossos ídolos, e servi-os. Porém se ainda nisto me não ouvirdes, e profanardes mais o meu santo nome com as vossas oferendas e com os vossos ídolos;

40 No meu santo monte, no alto monte de Israel, diz o Senhor Deus, ali me servirá toda a casa de Israel; todos, digo, na terra, em em que me agradarão, e ali requererei as vossas primícias, e o princípio dos vossos dízimos em todas as vossas santificações.

41 Então vos receberei eu como uma oblação de excelente cheiro, quando eu vos tiver tirado dentre os povos, e vos tiver ajuntado dos países, para onde vós tínheis sido espalhados, e eu serei santificado entre vós aos olhos das nações.

42 E vós sabereis que eu é que sou o Senhor, quando eu vos tiver introduzido na terra de Israel, na terra pela qual eu levantei a minha mão, para a dar a vossos pais.

43 E vós ali vos lembrareis dos vossos caminhos, e de todas as vossas maldades, com as quais vos manchastes neles; e vós vos desagradareis de vós mesmos, representando diante dos olhos todas as nossas malícias, que tendes cometido.

44 E vós sabereis, casa de Israel, que eu é que sou o Senhor, quando eu vos tiver enchido de bens por amor do meu nome, em vez de vos tratar conforme os vossos maus caminhos, e conforme os vossos tão detestáveis pecados, diz o Senhor Deus.

45 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

46 Filho do homem, encara bem para o caminho do Meio-dia, e fala para a banda do Áfrico, e profetiza à mata do campo do Meio-dia.

47 E dirás à mata do Meio-dia: Ouve a palavra do Senhor: Isto diz o Senhor Deus: Eis-aí vou eu a acender em ti um fogo, e queimarei em ti todo o lenho verde, e todo o lenho seco. Não se apagará a chama deste incêndio; e queimar-se-á nela todo o rosto desde o Meio-dia até o Aquilão.

48 E toda a carne verá que eu o Senhor lancei o fogo a esta mata, o qual se não apagará.

49 Então disse eu: Ai, ai, ai, Senhor Deus; eles dizem de mim: Não é assim que este nos fala, senão por parábolas?



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir