Bíblia do Caminho  † Antigo Testamento

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Ezequiel   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 12

(Versículos e sumário)

12 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

2 Filho do homem, tu moras no meio duma casa exasperante; no meio de uns homens que têm olhos para ver, e não veem; e ouvidos para ouvir, e não ouvem; porque é uma casa que me exaspera.

3 Tu pois, filho do homem, refaz-te de trastes para mudar de país, e de dia te transportarás diante deles; e passarás do teu lugar a outro lugar à vista deles, a ver se acaso eles reparam nisso; porque é uma casa exasperante.

4 E à vista deles tirarás para fora de dia os teus trastes, como trastes de quem se muda; e tu sairás de tarde diante deles, como quem sai mudando já de domicílio.

5 Fende para ti à vista deles a parede; e sairás pela abertura dela.

6 À vista deles serás levado aos ombros, na escuridade serás conduzido; cobrirás com um véu a tua cara, e não verás a terra; porque eu te escolhi para seres um portento à casa de Israel.

7 Fiz eu pois como o Senhor me tinha ordenado: Tirei para fora os meus trastes, como trastes de quem se muda de dia; e à tarde escavei para mim a parede pela minha mão; e saí na escuridade levado às costas na presença deles.

8 E pela manhã me foi dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

9 Filho do homem, porventura os da casa de Israel, casa exasperante, não te disseram: Que fazes tu?

10 Dize-lhes: Isto diz o Senhor Deus: Este é o peso que há de cair sobre o chefe, que está em Jerusalém, e sobre toda a casa de Israel, que está no meio deles.

11 Dize-lhes mais: Eu sou o vosso portento; assim como eu fiz, assim lhes sucederá a eles; passarão de um país a outro, e irão para o cativeiro.

12 E o chefe, que está no meio deles, será levado às costas, sairá na escuridade; eles escavarão a parede, para o fazerem sair; a sua cara será coberta de um véu para com os seus olhos não ver a terra.

13 E estenderei sobre ele a minha rede, e ele será tomado na minha massa; e o levarei a Babilônia para a terra dos Caldeus; e ele a não verá, e lá morrerá.

14 E a todo o vento espalharei todos aqueles que estão em redor deles, a sua guarda, e as suas tropas; e irei com a espada desembainhada atrás deles.

15 E eles saberão que eu sou o Senhor, quando eu os tiver espalhado entre as gentes, e os lançar dispersos por vários países.

16 E reservarei dentre eles um pequeno número de homens, que escaparão da espada, e da fome, e da peste; para que eles publiquem todas as suas maldades entre as gentes, para onde forem; e saberão que eu sou o Senhor.

17 E me foi dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

18 Filho do homem, come o teu pão com susto; e bebe também a tua água à pressa e com tristeza.

19 E dirás ao povo da terra: Isto diz o Senhor Deus aos que habitam em Jerusalém na terra de Israel: Eles comerão o seu pão com susto, e beberão a sua água em desolação; porque esta terra exaurida da multidão da sua gente será desolada por causa da iniquidade de todos os que habitam nela.

20 E as cidades, que agora estão habitadas, ficarão desoladas, e a terra deserta; e vós sabereis que eu sou o Senhor.

21 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

22 Filho do homem, que provérbio é esse que vós tendes na terra de Israel? dos que dizem: Os dias serão diferidos por longo tempo e perecerá toda a visão.

23 Por isso dize-lhes: Isto diz o Senhor Deus: Eu farei cessar este provérbio, e ele se não tornará mais a dizer pelo vulgo em Israel, e assegura-lhes que se têm aproximado os dias, e o cumprimento de toda a visão.

24 Porque não será vã daqui em diante visão alguma, nem haverá adivinhação ambígua no meio dos filhos de Israel.

25 Porque eu mesmo, que sou o Senhor, falarei; e toda a palavra que eu proferir, será cumprida, e não terá mais tardança; mas em vossos dias, ó casa exasperante, falarei a palavra, e a cumprirei, diz o Senhor Deus.

26 E me foi dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

27 Filho do homem, eis aqui os da casa de Israel que dizem: A visão, que este vê, é para muitos dias; e para largos tempos é que ele profetiza.

28 Por isso dize-lhes: Isto diz o Senhor Deus: Não será daqui em diante diferida palavra alguma minha; a palavra, que eu proferir, se cumprirá, diz o Senhor Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

D
W