Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Ezequiel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 11

(Versículos e sumário)

11 Ao depois me elevou o Espírito, e me introduziu na porta oriental da casa do Senhor, que olha para o nascente; e eis que se achavam à entrada da porta vinte e cinco homens. E conheci no meio deles a Jezonias, filho de Azur, e a Feltias, filho de Banaias, príncipes do povo.

2 E me disse: Filho do homem, estes são os varões que pensam na iniquidade, e formam um desígnio péssimo nesta cidade,

3 dizendo: Acaso não estão essas casas edificadas desde muito tempo? esta cidade é o caldeirão e nós somos a carne.

4 Por isso vaticina acerca deles, vaticina, filho do homem.

5 No mesmo ponto saltou em mim o Espírito do Senhor, e me disse: Fala: Isto diz o Senhor: Assim é que vós discorrestes, casa de Israel, e eu conheço os pensamentos do vosso coração.

6 Vós matastes um grande número de pessoas nesta cidade, e enchestes as suas ruas de corpos mortos.

7 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: Os que vós matastes, os que estendestes mortos no meio da cidade, estes são a carne, e ela é o caldeirão; mas eu vos tirarei do meio dela.

8 Vós temestes a espada, e eu farei cair sobre vós a espada, diz o Senhor Deus.

9 E lançar-vos-ei fora do meio desta cidade, e vos entregarei nas mãos de vossos inimigos, e exercerei sobre vós os meus juízos.

10 Vós perecereis aos golpes da espada; eu vos julgarei nos confins de Israel, e vós sabereis que eu sou o Senhor.

11 Esta cidade não será a vosso respeito um caldeirão, nem vós sereis a carne no meio dela; eu vos julgarei nos confins de Israel.

12 E sabereis que eu sou o Senhor; porque vós não andastes nos meus preceitos, nem observastes as minhas ordenanças, mas vós vos conduzistes segundo os costumes das gentes, que estão à roda de vós.

13 E aconteceu que ao tempo que eu profetizava, morreu Feltias, filho de Banaias. E me prostrei com o rosto em terra, gritando em alta voz, e disse: Ai, ai, ai, Senhor Deus! Logo acabas tu de perder as relíquias de Israel?

14 E me foi dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

15 Filho do homem, as relíquias de Israel que serão salvas são os teus irmãos, os teus irmãos, digo, as pessoas do teu parentesco, e toda a casa de Israel, todos aqueles a quem os habitadores de Jerusalém disseram: Apartai-vos bem longe do Senhor, a nós é que a terra foi dada para a possuirmos.

16 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus, porque os pus longe entre as gentes e porque os lancei dispersos por vários países; eu serei para eles uma pequena santificação nos países para onde foram.

17 Dize-lhes pois: Isto diz o Senhor Deus: Eu vos ajuntarei do meio dos povos, e vos reunirei dos países, para onde fostes espalhados, e vos darei a terra de Israel.

18 E eles entrarão nela, e tirarão do meio dela todos os tropeços, e todas as suas abominações.

19 Eu lhes darei um mesmo coração, e derramarei nas suas entranhas um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e dar-lhes-ei um coração de carne;

20 para que andem nos meus preceitos e guardem as minhas ordenanças, e as cumpram; e para que sejam para mim o meu povo, e eu seja para eles o seu Deus.

21 Quanto àqueles, cujo coração anda após dos tropeços, e das suas abominações, eu lhes porei nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor Deus.

22 Então elevaram os querubins ao alto as suas asas, e com elas se elevaram as rodas; e a glória de Deus de Israel estava sobre eles.

23 E a glória do Senhor subiu do meio da cidade, e se foi por sobre o monte, que está no oriente da cidade.

24 Depois disto me elevou o espírito, e me restituiu em visão à Caldeia no espírito de Deus, para onde estava o povo cativo. E me foi tirada a visão, que eu tivera.

25 E contei ao povo cativo tudo o que o Senhor me tinha mostrado.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir