O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Êxodo

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 31

(Versículos e sumário)

31 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

2 Eis eu chamei pelo seu nome a Beseleel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,

3 E o enchi do espírito de Deus, de sabedoria, de inteligência e de ciência para toda a casta de obras,

4 Para inventar tudo o que se pode fabricar de ouro, de prata e de cobre,

5 De mármore e de pedras preciosas, de toda a diversidade de madeira.

6 E lhe dei por companheiro a Ooliab, filho de Aquisamec da tribo de Dan. E pus a sabedoria no coração de todos os artífices hábeis, para fazerem tudo o que te hei ordenado,

7 O tabernáculo da aliança, a arca do testemunho, o propiciatório, que está por cima dela, e todos os vasos do tabernáculo,

8 E a mesa com os seus vasos, o candeeiro puríssimo com os seus vasos, e os altares dos perfumes,

9 E do holocausto com todos os seus vasos, e a bacia com sua base,

10 As suas santas vestimentas, para o uso do sacerdote Arão e de seus filhos, para quando se empregarem nos ministérios sagrados;

11 O óleo da unção, e o perfume aromático, que deve servir no santuário; eles farão tudo quanto te mandei.

12 Falou mais o Senhor a Moisés; dizendo:

13 Fala com os filhos de Israel, e lhes dirás: Vede que guardeis o meu sábado; porque este é o sinal estabelecido entre mim e vós pelas vossas gerações, para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifico.

14 Guardai o meu sábado; porque é santo para vós; aquele que o violar, de morte, morrerá; o que trabalhar neste dia, perecerá a sua alma do meio do seu povo.

15 Vós trabalhareis seis dias; no dia sétimo é o sábado, descanso consagrado ao Senhor; todo o que trabalhar neste dia, morrerá.

16 Os filhos de Israel guardem o sábado, e celebrem-no pelas suas gerações. Este é um pacto sempiterno,

17 Entre mim e os filhos de Israel, e um sinal perpétuo. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e no dia sétimo cessou da obra.

18 E o Senhor, concluindo estas práticas no monte Sinai, deu a Moisés duas tábuas lapídeas do testemunho, escritas pelo dedo de Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir