Bible of the WayBíblia do Caminho  † Antigo Testamento

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Êxodo   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 13

(Versículos e sumário)

13 Falou mais o Senhor a Moisés, e lhe disse:

2 Consagra-me todos os primogênitos, que abrem o útero de sua mãe entre os filhos de Israel, assim de homens, como de animais, porque todos eles são meus.

3 E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste dia, em que vós saístes do Egito e da casa de servidão; porque o Senhor vos tirou daquele lugar com uma mão forte, e para que nele não comais o pão fermentado.

4 Vós saís hoje no mês dos trigos novos.

5 E depois que o Senhor te houver introduzido na terra dos Cananeus, dos Hetheus, dos Amorreus, dos Reveus e dos Jebuseus, que ele jurou a teus pais que te havia de dar, a terra, onde correm arroios de leite e de mel, celebrarás este rito sagrado neste mês.

6 Comerás pães asmos sete dias, e no dia sétimo será a solenidade do Senhor.

7 Comereis pães asmos sete dias; não haverá em vossas casas cousa alguma fermentada, nem também em todos os teus territórios.

8 E naquele dia contarás a teu filho, dizendo: Isto é o que o Senhor fez por mim, quando saí do Egito.

9 E esta solenidade será como um sinal na tua mão, e como um memorial diante dos teus olhos; e para que a lei do Senhor ande sempre na tua boca, pois que o Senhor te tirou do Egito com uma mão forte.

10 Observarás este rito todos os anos no tempo assinalado.

11 E depois que o Senhor te introduzir na terra dos Cananeus, como ele te jurou e a teus pais, e ta houver dado;

12 Separarás para o Senhor tudo o que abre o útero de sua mãe, e todos os primogênitos dos teus gados; e consagrarás ao Senhor tudo o que tiveres do sexo masculino.

13 O primogênito do jumento o trocarás por uma ovelha; mas se o não resgatares, matá-lo-ás; e resgatarás com dinheiro todo o primogênito de teus filhos.

14 Quando pois teu filho te perguntar algum dia, e te disser: Que significa isto? responder-lhe-ás: O Senhor nos tirou do Egito, da casa da escravidão, com uma mão forte.

15 Porque como Faraó se endurecesse, e não nos quisesse deixar ir, o Senhor matou na terra do Egito todos os primogênitos, desde os primogênitos dos homens até aos primogênitos dos animais. Por isso é que eu sacrifico ao Senhor todos os machos, que abrem o útero de sua mãe, e resgato todos os primogênitos de meus filhos.

16 Isto pois será como um sinal na tua mão, e como um memorial diante de teus olhos para lembrança, porque o Senhor nos tirou do Egito com uma mão forte.

17 Portanto tendo Faraó feito sair o povo, não os conduziu Deus pela terra dos Filisteus que é vizinha, julgando que ele acaso não se arrependesse; se visse levantarem-se contra ele guerras, e retrocedesse para o Egito.

18 Mas os fez rodear pelo caminho do deserto, que está junto ao Mar Vermelho; e os filhos de Israel saíram armados do Egito.

19 Levou também Moisés consigo os ossos de José, por este ter conjurado os filhos de Israel, dizendo: Deus vos há de visitar; levai daqui convosco os meus ossos.

20 Tendo pois saído de Socoth, se acamparam em Etham no extremo do deserto.

21 E o Senhor ia adiante deles, para lhes mostrar o caminho, de dia numa coluna de nuvem, e de noite numa coluna de fogo, para lhes servir de guia num e noutro tempo.

22 Nunca a coluna de nuvem deixou de aparecer diante do povo durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

 


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt

 

.

D
W