Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Êxodo    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 2

(Versículos e sumário)

2 Algum tempo depois um homem da família de Levi casou com uma mulher da sua mesma estirpe,

2 A qual concebeu, e pariu um filho; e vendo que ele era perfeito, o escondeu por espaço de três meses.

3 E como não pudesse já tê-lo escondido, tomou um cestinho de junco, e barrou-o com betume, e de pez; e meteu dentro o menino; e expô-lo num canavial, que estava na ribanceira do rio,

4 Estando ao longe uma sua irmã, e observando o que sucederia.

5 Ao mesmo tempo eis que descia a filha de Faraó para se lavar no rio, e as suas criadas andavam passeando à borda d’água. A qual vendo o cestinho no canavial, mandou uma das suas criadas, a trazer-lho,

6 Abrindo-o, e vendo nele um menino chorando, compadecida dele, disse: Este é algum dos meninos dos Hebreus.

7 A qual disse a irmã do menino: Queres que vá, e que te chame uma mulher hebreia, que possa criar este menino?

8 Respondeu: Vai. Partiu pois a moça, e chamou a sua mãe.

9 A qual falou a filha de Faraó, e lhe disse: Toma este menino, e cria-mo; eu te darei a tua paga. Recebeu a mulher o menino, e o criou; e sendo já adulto o entregou à filha de Faraó.

10 A qual o adotou por seu filho e lhe pôs o nome de Moisés, dizendo: Porque eu o tirei da água.

11 Por aqueles tempos, sendo Moisés já homem, saiu a ver seus irmãos, e viu a sua aflição, e que um homem egiptano estava dando em um dos Hebreus seus irmãos.

12 E como olhasse para uma e outra parte, e visse que não estava ali ninguém, matando o egiptano, o escondeu na areia.

13 E tendo saído ao outro dia, viu a dois Hebreus rixando, e disse ao que fazia a injúria: Porque maltratas o teu próximo?

14 O qual respondeu: Quem te constituiu a ti nosso príncipe e nosso juiz? Acaso queres-me tu matar, como mataste ontem ao egiptano? Temeu Moisés, e disse: Como se descobriu este feito?

15 Faraó tendo notícia do caso, procurava matar a Moisés; mas este fugindo da sua vista, se retirou para a terra de Madian, e se assentou junto e um poço.

16 Ora em Madian havia um sacerdote, que tinha sete filhas, as quais tendo vindo a tirar água, depois de terem enchido as pias, queriam dar de beber aos rebanhos de seu pai.

17 Sobrevieram uns pastores, e as lançaram fora dali, e Moisés se levantou, e defendendo as moças, deu de beber às suas ovelhas.

18 As quais voltando para casa de Raguel seu pai, lhes disse a elas: Porque viestes mais cedo do costumado?

19 Responderam: Um varão egípcio nos livrou da violência dos pastores; e além disto tirou água conosco, e deu de beber às ovelhas.

20 Onde está ele? disse, o pai. Porque deixastes vós ir esse homem? Chamai-o para que coma pão.

21 Jurou pois Moisés que ficaria com ele. E depois casou com sua filha Séfora.

22 A qual lhe pariu um filho, a quem ele chamou Gersão, dizendo: Eu fui viandante numa terra estrangeira. Pariu ela ainda outro filho, e ele o chamou Eliezer, dizendo: O Deus de meu pai, que é meu defensor, me livrou das mãos de Faraó.

23 Muito tempo depois morreu o rei do Egito, e os filhos de Israel gemendo debaixo do peso das obras, que os oprimia, clamaram; e o clamor, que o excesso dos seus trabalhos lhes fazia levantar, chegou até ao céu.

24 E ouviu Deus os seus gemidos, e lembrou-se do concerto que tinha feito com Abraão, Isaac e Jacob.

25 E o Senhor olhou para os filhos de Israel, e os reconheceu.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir