Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Eclesiastes    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 11

(Versículos e sumário)

11 Lança o teu pão sobre as águas que passam; porque depois de muito tempo o acharás.

2 Reparte dele com sete, e ainda com oito; porque não sabes que mal estará para vir sobre a terra.

3 Se as nuvens estiverem carregadas, elas derramarão chuva sobre a terra. Se a árvore cair para a parte do meio-dia ou para a do norte, em qualquer lugar onde cair, aí ficará.

4 O que observa o vento não semeia; e o que considera as nuvens, nunca segará.

5 Do modo que tu ignoras qual seja o caminho do espírito, e de que sorte se compaginem os ossos no ventre da pejada, assim também não conheces as obras de Deus, que é o criador de todas as coisas.

6 Semeia de manhã a tua semente, e de tarde não cesse a tua mão de fazer o mesmo; porque não sabes qual das duas antes nascerá; se esta ou aquela; e se ambas nascerem a um tempo, melhor será.

7 A luz é doce, e é coisa deleitável aos olhos o ver o sol.

8 Se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, deve trazer à lembrança o tempo tenebroso, e os muitos dias; pois quando eles vierem, serão convencidos da vaidade das coisas passadas.

9 Regozija-te pois, ó mancebo, na tua mocidade, e viva em alegria o teu coração na flor de teus anos, e anda conforme os caminhos do teu coração e segundo os desejos em que põem a mira os teus olhos, mas sabe que Deus te fará ir a juízo para dar conta de todas estas coisas.

10 Lança fora do teu coração a ira e alonga da tua carne a malícia. Porque a mocidade e o deleite são umas coisas vãs.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir