Antigo Testamento | Deuteronômio - Capítulo 12

Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Deuteronômio    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 12

(Versículos e sumário)

12 Estes são os preceitos e juízos, que vós deveis cumprir na terra, que o Senhor Deus de teus pais te há de dar, para a possuíres todos os dias, que andares sobre a terra.

2 Destruí todos os lugares, em que as nações, que haveis de subjugar, adoraram os seus deuses sobre os altos montes e outeiros, e debaixo de toda a árvore frondosa.

3 Derribai os seus altares, e quebrai as suas estátuas, ponde fogo aos seus bosques, e fazei em pedaços os seus ídolos, extingui os seus nomes daqueles lugares.

4 Não o fareis porém assim com o Senhor vosso Deus.

5 Mas vireis ao lugar; que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para aí por o seu nome, e habitar nele;

6 E oferecereis naquele lugar os vossos holocaustos e vítimas, os dízimos e as primícias das vossas mãos, e os votos e ofertas; os primogênitos das vacas e das ovelhas.

7 E aí comereis na presença do Senhor vosso Deus; e vos regozijareis vós e as vossas famílias em todas as coisas em que meterdes a mão, nas quais o Senhor vosso Deus vos abençoar.

8 Não fareis ali o que nós fazemos hoje aqui, cada um o que bem lhe parece.

9 Porque ainda até o presente não entrastes no repouso, e herança, que o Senhor vosso Deus está para vos dar.

10 Passareis o Jordão; e habitareis na terra, que o Senhor vosso Deus vos dará, para estardes seguros de todos os inimigos que vos cercam; e habitardes sem temor algum

11 No lugar, que o Senhor vosso Deus tiver escolhido, para nele estar o seu nome; lá levareis todas as coisas que eu prescrevo, os holocaustos, e as hóstias, e os dízimos, e as primícias das vossas mãos; e tudo o melhor que houver dos dons que oferecerdes em voto ao Senhor.

12 Aí vos banqueteareis diante do Senhor vosso Deus, vós e vossos filhos e filhas, servos e servas, e o levita que mora nas vossas cidades; porque eles não tem outra porção nem herança entre vós.

13 Olha não ofereças os teus holocaustos em qualquer lugar, que vires;

14 Mas oferecerás as hóstias naquele, que o Senhor tiver escolhido, em alguma das tuas tribos, e farás tudo o que te mando.

15 Se porém quiseres comer, e gostares de comer carne, mata, e come, segundo a benção que o Senhor teu Deus te deu nas tuas cidades; tu o comerás ou o animal seja, imundo; isto é, defeituoso e estropiado; ou seja limpo, isto é, inteiro e sem defeito para se poder oferecer; como uma cabra e um veado,

16 Somente te absterás de sangue, o qual escorrerás sobre a terra como água.

17 Não poderás comer nas tuas cidades o dízimo do teu trigo, e do vinho, e do azeite, nem os primogênitos de vacas, e de ovelhas, nem cousa de que tenhas feito voto, ou que voluntariamente queiras oferecer, nem as primícias das tuas mãos;

18 Mas comerás destas coisas diante do Senhor teu Deus no lugar, que o Senhor teu Deus tiver escolhido, tu e teu filho e tua filha, e o servo e serva, e o levita, que mora nas tuas cidades; e te alegrarás e tomarás a tua refeição diante do Senhor teu Deus em todas as coisas, a que estenderes a tua mão.

19 Olha não desampares nuca o levita por todo o tempo que viveres na terra.

20 Quando o Senhor teu Deus tiver dilatado os teus limites, como ele te prometeu, e tu quiseres comer das carnes, que a tua alma apetece;

21 Se estiver longe o lugar; que o Senhor teu Deus tiver escolhido, para nele estar o seu nome, matarás das manadas e gados, que tiveres, como eu te ordenei, e comerás nas tuas cidades; como gostares.

22 Como se come a cabra e o veado, assim comerás tu estas carnes; e o limpo e o imundo se comerá indiferentemente.

23 Guarda-te somente de lhes comer sangue, porque o sangue lhes serve de alma; e por isso não deves comer a alma com a carne;

24 Mas escorrê-lo-ás sobre a terra como água,

25 Para serdes felizes tu e teus filhos depois de ti, tendo feito o que é agradável aos olhos do Senhor.

26 Quanto às cousas que tu tiveres santificado, e que tiveres votado ao Senhor, tu as tomarás; e virás ao lugar, que o Senhor tiver escolhido;

27 E apresentarás as tuas oblações a carne e o sangue sobre o altar do Senhor teu Deus; derramarás o sangue das hóstias sobre o altar; e comer-lhes-ás as carnes.

28 Observa e ouve tudo o que eu te ordeno, para serdes felizes para sempre tu e teus filhos depois de ti, tendo feito o que é bom e agradável aos olhos do Senhor teu Deus.

29 Quando o Senhor teu Deus tiver exterminado diante de ti as gentes, que entrando vás a possuir, e as possuíres, e habitares nas suas terras,

30 Guarda-te não as imites, depois que elas tiverem sido destruídas na tua entrada, nem te informes das suas cerimônias, dizendo: Assim como estas gentes adoraram os seus deuses, do mesmo modo também eu os adorarei.

31 Não o farás assim com o Senhor teu Deus. Porque elas fizeram pelos seus deuses todas as abominações, que o Senhor aborrece, oferecendo-lhes seus filhos e filhas, e queimando-os no fogo.

32 Faze somente em honra do Senhor aquilo, que eu te ordeno, sem juntar, nem tirar nada.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir