Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Deuteronômio    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 10

(Versículos e sumário)

10 Naquele tempo me disse o Senhor: Corta duas tábuas de pedra, como eram as primeiras, e sobe a mim ao monte, e farás uma arca de madeira,

2 E eu escreverei nas tábuas as palavras que estavam nas que tu quebraste antes, e pô-las-ás na arca.

3 Eu pois fiz uma arca de pau de setim. E tendo cortado duas tábuas de pedra, como as primeiras, subi ao monte, tendo-as nas mãos.

4 E escreveu nestas tábuas, o que antes tinha escrito, as dez palavras, que o Senhor tinha falado no monte do meio do fogo, estando o povo junto, e deu-mas.

5 E voltando do monte, desci, e pus as tábuas na arca que tinha feito, as quais até o dia de hoje estão ali, como o Senhor me ordenou.

6 Ora os filhos de Israel desacamparam de Beroth, que era dos filhos de Jacan, e vieram a Mósera, onde Arão morreu e foi sepultado, a quem sucedeu no sacerdócio Eleazar seu filho.

7 Dali vieram a Gadgad, donde tendo partido, foram acampar-se em Jetébatha, numa terra de águas e de arroios.

8 Por este tempo separou a tribo de Levi, para levar a arca do concerto do Senhor, e assistir diante dele no seu ministério, e bendizer em seu nome até o dia de hoje.

9 Por isso Levi não teve parte, nem possessão com seus irmãos, porque o Senhor mesmo é a sua possessão, como o Senhor teu Deus lhe prometeu.

10 Eu porém estive no monte, como antes, quarenta dias e quarenta noites; e o Senhor me ouviu também esta vez, e não quis destruir-te.

11 E me disse: Vai, e marcha diante do povo, para que entre, e possua a terra, que eu prometi com juramento a seus pais que lhes daria.

12 Agora pois, ó Israel, que é o que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, e andes nos seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma,

13 E que observes os mandamentos do Senhor, e as suas cerimônias, que eu te prescrevo hoje, para que sejas feliz?

14 Bem vês que o céu é do Senhor teu Deus e o céu dos céus, a terra e tudo que nela há;

15 E ainda assim o Senhor se uniu estreitamente com teus pais, e os amou, e escolheu à sua linhagem depois deles, isto é, a vós dentre todas as nações, como hoje se prova.

16 Circuncidai pois o prepúcio do vosso coração, e não endureçais mais a vossa cerviz;

17 Porque o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande e poderoso, e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem se leva de presentes.

18 Que faz justiça ao órfão e à viúva, que ama o peregrino, e lhe dá o sustento e o vestido.

19 E assim vós amai os peregrinos porque também vós fostes estrangeiros na terra do Egito.

20 Temerás ao Senhor teu Deus, e só a ele servirás; a ele te unirás, e pelo seu nome jurarás.

21 Ele é a tua glória, e o teu Deus, que fez em teu favor estas maravilhas tão grandes e tão terríveis, quais os teus olhos viram.

22 Teus pais não eram mais que setenta pessoas, quando desceram ao Egito; e vês-aí agora te multiplicou o Senhor teu Deus, como as estrelas do céu.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir