Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Deuteronômio  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 6  † 

(Versículos e sumário)

6 Estes são os preceitos, e as cerimônias, e as ordenações, que o Senhor vosso Deus me mandou que vos ensinasse, para que as observeis na terra que ides a possuir:

2 Para que temas o Senhor teu Deus, e guardes todos os seus mandamentos e preceitos, que eu te intimo a ti, e a teus filhos, e netos, por todos os dias da tua vida, para que se prolonguem os teus dias.

3 Ouve, ó Israel, e tem cuidado de fazer o que o Senhor te mandou, para seres ditoso, e te multiplicares mais, assim como o Senhor Deus de teus pais te prometeu a terra, que mana leite e mel.

4 Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

5 Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas tuas forças.

6 E estas palavras, que eu hoje te intimo, estarão gravadas no teu coração;

7 E tu as referirás a teus filhos, e as meditarás sentado em tua casa, e andando pelo caminho, ao deitar-te para dormir e ao levantar-te.

8 E as atarás como um sinal na tua mão; e elas estarão e se moverão diante dos teus olhos,

9 E as escreverás no limiar e nas portas da tua casa.

10 E quando o Senhor teu Deus te tiver introduzido na terra, que ele prometeu com juramento a teus pais Abraão, Isaac, e Jacob; e te tiver dado grandes e excelentes cidades, que tu não edificaste,

11 Casas cheias de toda a sorte de bens, que não fabricaste, cisternas, que não abriste, vinhas e olivais, que não plantaste,

12 E comeres, e te fartares;

13 Olha bem, não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da morada da servidão. Temerás ao Senhor teu Deus, e só a ele servirás, e não jurarás senão pelo seu nome.

14 Não seguireis os deuses estrangeiros de alguma das nações, que estão à roda de vós;

15 Porque o Senhor teu Deus, que está no meio de ti, é um Deus de zelos; não suceda que o furor do Senhor teu Deus se acenda contra ti, e te extermine da superfície da terra.

16 Não tentarás ao Senhor teu Deus, como o tentaste no lugar da tentação.

17 Guarda os preceitos do Senhor teu Deus, e as ordenações e as cerimônias, que te prescreveu;

18 E faze o que é agradável e bom aos olhos do Senhor, para seres ditoso; e para que entrando possuas aquela terra excelente, sobre a qual jurou o Senhor a teus pais,

19 Que exterminaria diante de ti a todos os teus inimigo, como havia dito.

20 E quando teu filho pelo tempo adiante te perguntar, dizendo: Que querem dizer estes testemunhos, e cerimônias, e juízos, que o Senhor nosso Deus nos ordenou?

21 Tu lhe responderás: Nós estávamos,escravos de Faraó no Egito, e o Senhor nos tirou do Egito com uma mão poderosa;

22 E à nossa vista fez no Egito espantosos milagres e terríveis prodígios contra Faraó, e contra toda a sua casa,

23 E nos tirou de lá, para que introduzidos nela nos desse a terra, que tinha prometido a nossos pais.

24 E o Senhor nos mandou que observássemos todas estas leis, e que temêssemos ao Senhor nosso Deus, para sermos bem sucedidos todos os dias da nossa vida, como nós o somos hoje.

25 E ele terá misericórdia de nós, se guardarmos e observarmos todos os seus preceitos na presença do Senhor nosso Deus, como ele no-lo mandou.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir