O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Amós

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 8

(Versículos e sumário)

8 O Senhor Deus me mostrou ainda outra visão: E eis que era um cambo de alcançar as frutas nas árvores.

2 E o Senhor me disse: Que vês tu, Amós? E eu respondi: Um cambo de alcançar as frutas das árvores. E o Senhor me disse: Acabou de chegar o tempo da ruína do meu povo de Israel; assim eu lhe não passarei mais pelas suas faltas.

3 Naquele dia, diz o Senhor Deus, rangerão também as coiceiras do templo; muitos morrerão, em toda a parte reinará um horroroso silêncio.

4 Ouvi isto, vós que pisais os pobres, e fazeis perecer os indigentes da terra,

5 Dizendo: Quando passará o mês, e venderemos nós as nossas mercadorias; e o sábado para abrirmos os celeiros; para diminuirmos a medida e aumentarmos o siclo, e servimo-nos de balanças falsas;

6 Para nos fazermos senhores dos necessitados com a nossa prata, e dos pobres com um par de sandálias, e para lhes vendermos até as cascas do nosso trigo?

7 O Senhor pronunciou este juramento contra a soberba de Jacob: Eu juro que me não esquecerei jamais de todas as obras deles.

8 Acaso depois disto não se comoverá a terra, e não chorará todo o seu habitante; e sairão todos como um rio grande, e serão arrojados, e correrão como o rio do Egito?

9 E acontecerá isto naquele dia, diz o Senhor Deus, o sol se porá ao meio-dia, e farei cobrir a terra de trevas no dia da luz;

10 E converterei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em pranto, e porei sobre todas as vossas costas saco, e sobre todas as vossas cabeças rapadura; e reduzi-la-ei a romper num pranto desfeito como o que se faz por um filho único, e o seu fim a ser como um dia de amargura.

11 Eis aqui vêm os dias, diz o Senhor: e enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor.

12 Eles se comoverão desde um mar até outro mar, e desde o Aquilão até ao oriente; eles andarão por toda a parte buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.

13 Naquele dia desfalecerão à sede as virgens formosas, e também os mancebos.

14 Os que juram pelo delito de Samaria, e que dizem: Ó Dan, viva o teu Deus! e viva o caminho de Bersabé! E eles cairão, e nunca mais se levantarão.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir