Bíblia do CaminhoAntigo Testamento

Índice Página inicial Final

Ageu   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 2

(Versículos e sumário)

2 Aos vinte e quatro dias do mês, no sexto mês, no ano segundo do reinado de Dario.

2 No sétimo mês, aos vinte e um dias do mês, foi revelada a palavra do Senhor por mão do profeta Ageu, a qual dizia:

3 Fala a Zorobabel, filho de Salathiel, chefe de Judá, e a Jesus, sumo sacerdote, filho de Josedec, e ao resto do povo dizendo:

4 Quem há dentre os que ficaram de vós, que visse esta casa na sua primeira glória? E em que estado a vedes agora? Acaso não parece ela a vossos olhos, assim como uma coisa de nada, comparada com o que foi?

5 Mas agora, ó Zorobabel, cobra força, diz o Senhor: e cobra força, ó Jesus, sumo sacerdote, filho de Josedec, e cobra força todo o povo da terra, diz o Senhor dos exércitos, e cumpri (porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos)

6 A palavra que destes na aliança que fiz convosco, quando saíeis da terra do Egito: e o meu Espírito estará no meio de vós, não temais!

7 Porque isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda falta um pouco, e eu comoverei o céu, e a terra e o mar, e todo o universo.

8 E moverei todas as gentes. E VIRÁ O DESEJADO de todas as gentes; e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos.

9 Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos.

10 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos e eu darei a paz neste lugar, diz o Senhor dos exércitos.

11 Aos vinte e quatro dias do nono mês, no segundo ano do reinado de Dario, foi dirigida ao profeta Ageu a palavra do Senhor, a qual dizia:

12 Isto diz o Senhor dos exércitos: Propõe aos sacerdotes esta questão sobre a lei, dizendo:

13 Se um homem trouxer na orla do seu vestido um pedaço de carne, que tivesse sido santificada, e tocar com a aba dele no pão, ou na iguaria, ou no vinho, ou no azeite, ou em qualquer outra coisa de comer: acaso ficará ela santificada? E respondendo os sacerdotes, disseram: Não.

14 E prosseguiu Ageu dizendo: Se um homem poluto por ter tocado num corpo morto, tocar qualquer de todas estas coisas, acaso ficará ela por isso contaminada? E responderam os sacerdotes, e disseram: Ficará contaminada.

15 E respondeu Ageu, e disse: Assim é que este povo, e assim é que esta gente está diante da minha face, diz o Senhor, e assim o está também toda a obra das mãos deles; e todas as coisas que ali ofereceram serão contaminadas.

16 E agora refleti nos vossos corações desde este dia, e de tempos passados, antes que se lançasse pedra sobre pedra no templo do Senhor.

17 Quando vínheis a um montão de trigo esperando tirar vinte alqueires, e se reduziam a dez; e entráveis no lagar para tirardes cinquenta talhas, e elas se tornavam em vinte.

18 Eu vos feri com um vento abrasador, e com ferrugem, e saraiva todas as obras das vossas mãos: e não houve entre vós quem se voltasse para mim, diz o Senhor.

19 Gravai nos vossos corações o que tem de suceder desde o presente dia, e para o diante, desde este dia vinte e quatro do nono mês; desde este dia em que foram lançados os alicerces do templo do Senhor, gravai-o no vosso coração.

20 Não vedes vós que a semente ainda não brotou; e que a vinha, e a figueira, e a romeira, e a árvore da azeitona ainda não floresceram? Deste dia em diante eu abençoarei tudo.

21 E aos vinte e quatro do mês foi dirigida segunda vez a Ageu a palavra do Senhor, a qual dizia:

22 Fala a Zorobabel, chefe de Judá, dizendo-lhe: Eu abalarei juntamente o céu e a terra.

23 E farei cair o trono dos reinos, e quebrarei a fortaleza do reino das gentes: e destruirei as quadrigas, e os que montam nelas; e os cavalos e os seus cavaleiros cairão uns sobre os outros; cada um será passado pela espada do seu irmão.

24 Naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, eu te tomarei debaixo da minha proteção, ó Zorobabel, meu servo, filho de Salathiel, diz o Senhor; e eu te guardarei como um selo, porque te escolhi, diz o Senhor dos exércitos.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir