Bíblia do CaminhoAntigo Testamento

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Ageu   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1

(Versículos e sumário)

1 No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, foi dirigida a palavra do Senhor, por mão do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salathiel, chefe de Judá, e a Jesus, sumo sacerdote, filho de Josedec, a qual dizia:

2 Isto profere o Senhor dos exércitos, dizendo: Este povo diz: Ainda não é chegado o tempo de reedificar a casa do Senhor.

3 E foi dirigida a palavra do Senhor por mão do profeta Ageu, a qual dizia:

4 Não é assim que tendes vós tempo oportuno para habitardes em casas forradas de laçaria, e esta casa será deserta?

5 E isto diz agora o Senhor dos exércitos: Aplicai os vossos corações a considerar os vossos caminhos.

6 Vós semeastes muito, e recolhestes pouco; comestes e não ficastes fartos; bebestes e não matastes a sede; cobristes-vos e não ficastes quentes; e o que ajuntou muitos ganhos, meteu-os num saco roto.

7 Isto diz o Senhor dos exércitos: Aplicai os vossos corações a considerar os vossos caminhos.

8 Subi ao monte, levai madeira, e edificai uma casa: e ela me será agradável, e eu serei nela glorificado, diz o Senhor.

9 Vós esperastes o mais, e eis que vos veio o menos: e os metestes em vossa casa e eu o dissipei com um assopro. Por que causa? diz o Senhor dos exércitos; porque a minha casa está deserta, e vós vos apressais cada um em cuidar da sua casa.

10 Por isso é que foram proibidos os céus de darem orvalho sobre vós, e a terra foi proibida de dar o seu gérmen;

11 E chamei a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o vinho, e sobre o azeite, sobre tudo o que a terra produz, e sobre os homens, e sobre os animais e sobre todo o trabalho das vossas mãos.

12 Então Zorobabel, filho de Salathiel, e Jesus, sumo sacerdote, filho de Josedec, e todos os que tinham restado do povo, ouviram a voz do Senhor seu Deus, e as palavras do profeta Ageu, assim como o Senhor seu Deus o enviou a eles: e o povo temeu diante da face do Senhor.

13 E Ageu, um dos enviados do Senhor, falou, dizendo ao povo: Eu sou convosco, diz o Senhor.

14 Ao mesmo tempo suscitou o Senhor o Espírito de Zorobabel, filho de Salathiel, chefe de Judá, e o Espírito de Jesus, sumo sacerdote, filho de Josedec, e o Espírito do resto de todo o povo; e vieram, e se puseram ao trabalho na casa do Senhor dos exércitos, seu Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir