Bíblia do Caminho Antigo Testamento

2º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 17

(Versículos e sumário)

17 Disse pois Aquitofel a Absalão: Farei para mim escolha de doze mil homens, e sairei em busca de David esta noite.

2 E dando sobre ele (pois que está cansado e frouxo das mãos) o destroçarei; e logo que fugir todo o povo, que vem com ele, matarei o rei abandonado.

3 E reconduzirei todo o povo, bem como costuma voltar um só homem; pois que tu a um só homem buscas; e todo o povo ficará em paz.

4 E agradou o seu parecer a Absalão, e a todos os anciãos de Israel.

5 Todavia Absalão disse: Chamai a Cusai de Arach, e ouçamos também que é o que ele diz.

6 E chegando Cusai à presença de Absalão, Absalão lhe disse: eis aqui o conselho, que Aquitofel nos deu. Devemo-lo nós seguir ou não? Que nos aconselhas tu?

7 E Cusai respondeu a Absalão: Não é bom o conselho, que Aquitofel deu esta vez.

8 E acrescentou mais Cusai: Tu conheces bem que teu pai; e que a gente, que está com ele, são uns homens valentíssimos e que estão com o coração amargurado como uma ursa, que discorre enfurecida pelo bosque por lhe terem roubado os seus cachorros; e também teu pai é homem guerreiro e não se demorará com a sua gente.

9 Talvez agora está ele escondido nalguma caverna, ou outro qualquer lugar, que tenha escolhido. Se nos princípios perecer alguns dos teus, publicar-se-á isto, e quem o ouvir, dirá: Foi destroçado o povo que seguia a Absalão.

10 E os mais fortes, cujos corações são como leões, desfalecerão de pavor; porque todo o povo de Israel sabe que teu pai é valente, e que todos que estão com ele são esforçados.

11 Mas o conselho que me parece acertado é este: Ajunte-se a ti todo o Israel, desde Dan até Bersabée, que será inumerável como a areia do mar; e tu estarás no meio deles.

12 E daremos sobre ele em qualquer lugar em que for achado; e cobri-lo-emos, como costuma cair o orvalho sobre a terra; e não deixaremos nem um só homem dos que estão com ele.

13 Porém se ele se retirar para alguma cidade, todo o Israel cingirá aquela cidade com cordas, e trazê-la-emos arrastando até um ribeiro para que não apareça dela nem a mais pequena pedrinha.

14 E disse Absalão, e todos os magnates de Israel: O conselho de Cusai d’Arach é melhor do que o conselho de Aquitofel. Mas por disposição do Senhor foi dissipado o útil conselho de Aquitofel, para que o Senhor fizesse cair o mal sobre Absalão.

15 E disse Cusai aos pontífices Sadoc e Abiathar: Deste e deste modo aconselhou Aquitofel a Absalão, e aos anciãos de Israel; e eu o aconselhei assim e assim.

16 Agora pois mandai a toda a diligência avisar a David, dizendo-lhe: Não fiques esta noite nas planícies do deserto, mas passa sem dilação à outra banda; não seja que fique absorvido o rei, e todo o povo que com ele está.

17 Jonathas porém e Aquimaas estavam esperando junto à fonte de Rogel; e uma escrava lhe foi dar o aviso; e eles partiram a dar parte ao rei David; porque não deviam ser vistos, nem entrar na cidade.

18 Viu-os todavia um rapaz, e avisou a Absalão; mas eles apertando o passo entraram em casa de um homem de Bahurim, que tinha um poço à entrada da casa ao qual desceram.

19 E a mulher tomou uma coberta, e a estendeu sobre o bocal do poço, como quem queria secar cevada pilada; e assim ficou a coisa oculta.

20 E tendo chegado à casa os servos de Absalão, disseram à mulher: Onde estão Aquimaas e Jônathas? E a mulher lhes respondeu: Foram-se apressadamente, depois de beberem um pouco de água. E os que os buscavam, como os não achassem, voltaram para Jerusalém.

21 E logo que se retiraram, saíram Aquimaas e Jônathas do poço, e continuando o seu caminho avisaram ao rei David e lhe disseram: Marchai, e passai depressa o rio; porque Aquitofel deu este conselho contra vós.

22 Marchou pois David, e toda a sua gente que estava com ele e passaram o Jordão antes de amanhecer; e não ficou nem só um que não passasse o rio.

23 Aquitofel porém vendo que se não tinha seguido o seu conselho, aparelhou o seu jumento, e levantou-se e foi para a sua cidade. E tendo disposto todos os negócios da sua casa, se enforcou, e morreu, e foi sepultado no jazigo de seu pai.

24 Depois chegou David ao arraial, e Absalão passou o Jordão, ele e na sua companhia todo o Israel.

25 E Absalão deu o mando do exército a Amasa em lugar de Joab; Amasa porém era filho dum homem de Jezrael chamado Jetra, que era casado com Abigail, filha de Naás, irmão de Sarvia, que foi mãe de Joab.

26 E Israel se acampou com Absalão no país de Galaad.

27 E tendo David chegado ao arraial, Sobi filho de Naás de Rabbath dos Ammonitas, e Maquir, filho d’Amiel de Lodabar, e Berzellai Galaadita de Rogelim,

28 Lhe trouxeram um presente de camas, e de tapetes, e louça de barro, trigo, e cevada, e farinha, e cevada torrada, e favas, e lentilhas, e grãos fritos,

29 E mel, e manteiga, ovelhas, e novilhos gordos; e deram tudo isto a David, e ao povo que com ele estava, para que comessem; porque creram que o povo estaria quebrantado de fome, e de sede no deserto.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir