Bíblia do Caminho Antigo Testamento

2º Livro de Samuel  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1

(Versículos e sumário)

1 Sucedeu depois da morte de Saul, que David, voltando da desfeita dos Amalecitas, esteve dois dias em Siceleg.

2 Ao terceiro dia porém apareceu um homem que vinha do campo de Saul com o vestido rasgado, e a cabeça coberta de pó; e tanto que chegou a David, prostrou-se com o rosto em terra, e o adorou.

3 E David lhe disse: De onde vens tu? E ele lhe respondeu: Eu me salvei do exército de Israel.

4 E disse-lhe David: Como foi isso? dize-mo. E ele respondeu: O povo fugiu da batalha, e muitos do povo caíram mortos; e até Saul e seu filho Jônathas pereceram.

5 E disse David ao moço, que lhe dava esta nova: Como sabes tu que Saul, e Jônathas, seu filho morreram?

6 E respondeu-lhe o moço que lhe dava a notícia: Por acaso vim ao monte de Gelboé, e achei a Saul que se firmava sobre a sua lança; e as carroças, e cavaleiros se avizinhavam a ele,

7 E olhando para trás, e vendo-me me chamou. E como lhe respondesse: Aqui me tens.

8 Perguntou-me: Quem és tu? E eu lhe respondi: Sou um Amalecita.

9 E ele me disse: Lança-te a mim, e mata-me; porque estou muito angustiado, e toda a minha alma está ainda em mim.

10 E chegando-me a ele o matei; porque via que ele não podia viver depois do estrago; e tomei o diadema que tinha na sua cabeça, e o bracelete do braço, e aqui to trouxe a ti, meu Senhor.

11 David porém apanhando os seus vestidos os rasgou, e todos os que estavam com ele.

12 E prantearam, e choraram, e jejuaram até a tarde sobre Saul, e sobre Jônathas, seu filho, e sobre o povo do Senhor, e sobre a casa de Israel, por terem perecido à espada.

13 E David disse ao moço que lhe trouxera a notícia: De onde és tu? O qual lhe respondeu: Eu sou filho de um homem estrangeiro de Amalec.

14 E David lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para matares ao ungido do Senhor?

15 E chamando um dos seus criados, lhe disse: Lança-te a esse homem, e mata-o. E ele o feriu, e morreu.

16 E disse-lhe David: O teu sangue caia sobre a tua cabeça; porque tua própria boca falou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do Senhor.

17 Fez pois David este cântico fúnebre sobre Saul, e sobre Jônathas, seu filho,

18 (E ordenou que ensinassem aos filhos de Judá o arco, conforme está escrito no Livro dos Justos). E disse: Considera, Israel, aos que morreram cobertos de feridas, sobre os teus altos.

19 Os nobres, ó Israel, foram mortos nos teus montes; como caíram os valorosos?

20 Não o noticieis em Geth; nem o publiqueis nas praças d’Ascalon; não suceda alegrarem-se as filhas dos Filisteus, não suceda triunfarem as filhas dos incircuncidados.

21 Montes de Gelboé; nem orvalho nem chuva caia sobre vós, nem haja campos de que oferecer primícias; porque lá foi lançado por terra o escudo dos fortes, o escudo de Saul, como se não tivesse sido ungido com óleo.

22 A seta de Jônathas nunca voltou para trás sem sangue de mortos, sem gordura de fortes, nem a espada de Saul se retirou em vão.

23 Saul e Jônathas amáveis; e majestosos na sua vida, também na morte se não separaram; mais ligeiros do que as águias, mais valentes do que os leões.

24 Filhas de Israel, chorai sobre Saul, que vos vestia de escarlate entre as delícias, e que vos dava os ornamentos de ouro para vosso enfeite.

25 Como caíram os fortes no combate? Como foi morto Jônathas nos teus montes?

26 Por ti me encho de mágoa, meu irmão Jônathas, o mais gentil, e o mais amável sobre as mais amáveis das mulheres. Eu te amava bem como uma mãe ama a seu filho único.

27 Como caíram os robustos e pereceram as armas guerreiras?



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir