Bíblia do Caminho Antigo Testamento

2º Livro dos Reis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 21

(Versículos e sumário)

21 Manásses tinha doze anos, quando começou a reinar, e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Haphsiba.

2 E ele obrou o mal diante do Senhor, seguindo os ídolos das gentes, que o Senhor tinha expulsado na entrada dos filhos de Israel.

3 E perverteu-se, e reedificou os altos, que seu pai Ezequias tinha destruído; e levantou os altares de Baal,  e plantou bosques como tinha feito Acab, rei de Israel, e adorou todos os astros do céu e lhes rendeu culto.

4 E constituiu altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha dito: Eu estabelecerei o meu nome em Jerusalém.

5 E dedicou altares a todos os astros do céu nos dois átrios do templo do Senhor.

6 E fez passar seu filho pelo fogo; e amou adivinhações, e observou agouros, e instituiu pítons, e multiplicou os arúspices, de sorte que cometeu o mal aos olhos do Senhor, e o irritou.

7 Pôs também o ídolo do bosque, que tinha plantado no templo do Senhor, do qual o Senhor tinha dito a David, e a Salomão seu filho: Neste templo e em Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, estabelecerei o meu nome para sempre.

8 E eu mais não permitirei que Israel ponha o pé fora da terra, que eu dei a seus pais; contanto que eles guardem tudo o que eu lhes mandei, e toda a lei, que meu servo Moisés lhes deu.

9 Eles porém não ouviram; mas foram seduzidos por Manásses para fazerem ainda pior do que tinham feito as gentes, que o Senhor desfez na entrada dos filhos de Israel.

10 Falou pois o Senhor pelos profetas seus servos dizendo:

11 Porque Manásses, rei de Judá, cometeu estas abominações ainda mais detestáveis, do que tudo quanto os Amorreus tinham feito antes dele, e fez pecar também a Judá com as suas infâmias;

12 Portanto diz o Senhor Deus de Israel: Eis-aí farei eu vir tais pragas sobre Jerusalém e Judá, que todo o que as ouvir, ficar-lhe-ão retinindo ambas as orelhas.

13 E estenderei sobre Jerusalém o cordão de Samaria, e o peso da casa de Acab; e eu apagarei a Jerusalém como se apaga o que está escrito numa tábua; e riscando a varrerei, e repassarei muitas vezes o ponteiro por cima da sua superfície.

14 E abandonarei os restos da minha herança, e os entregarei nas mãos de seus inimigos; e servirão para serem assolados e roubados por todos os seus adversários;

15 Porque eles cometeram o mal diante de mim, e continuaram em me irritar, desde o dia em que seus pais saíram do Egito, até hoje.

16 Além disso derramou também Manásses arroios de sangue inocente, enchendo Jerusalém até à boca; fora os seus pecados, com que tinha feito pecar a Judá, para fazer o mal diante do Senhor.

17 O resto das ações de Manásses, e tudo o que ele fez, e o pecado que ele cometeu, tudo isto está escrito no livro dos anais dos reis de Judá.

18 E adormeceu Manásses com seus pais, e foi sepultado no jardim de Oza; e em seu lugar reinou seu filho Amon.

19 Tinha Amon vinte e dois anos quando começou a reinar; e reinou dois anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Messalemeth filha de Haro de Jetéba.

20 E ele fez o mal diante do Senhor, como havia feito Manásses seu pai.

21 E andou por todos os caminhos, por onde tinha andado seu pai; e serviu as abominações, a que tinha servido seu pai, e as adorou;

22 E abandonou o Senhor Deus de seus pais, e não andou no caminho do Senhor.

23 E seus servos lhe armaram traições, e mataram o rei em sua casa.

24 Mas o povo da terra matou todos aqueles que tinham conspirado contra o rei Amon; e constituíram a Josias seu filho para reinar em seu lugar.

25 O resto das ações de Amon está escrito no livro dos anais dos reis de Judá.

26 O enterraram no seu jazigo, no jardim de Oza; e em seu lugar reinou seu filho Josias.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir