Bíblia do Caminho Antigo Testamento

2º Livro dos Reis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 15

(Versículos e sumário)

15 No ano vinte e sete de Jeroboão, rei de Israel, reinou Azarias, filho de Amasias, rei de Judá.

2 Tinha dezesseis anos, quando começou a reinar, e reinou cinquenta e dois anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Jequelia de Jerusalém.

3 E ele fez o que era agradável diante do Senhor, conforme tudo o que fez Amasias seu pai.

4 Todavia não demoliu os altos; ainda o povo sacrificava; e queimava incenso nos altos.

5 Mas o Senhor feriu o rei, e ficou leproso até o dia da sua morte, e vivia à parte numa casa retirada; e Joathão, filho do rei, governava o palácio, e julgava o povo da terra.

6 O resto porém das ações de Azarias, e tudo o que ele fez, está escrito no livro dos anais dos reis de Judá.

7 E Azarias adormeceu com seus pais; e o sepultaram com os seus maiores na cidade de David, e Joathão seu filho reinou em seu lugar.

8 No ano trinta e oito de Azarias, rei de Judá, reinou Zacarias, filho de Jeroboão, sobre Israel em Samaria seis meses;

9 E obrou o que era mau diante do Senhor, como tinham feito seus pais; não se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nabat, que tinha feito pecar a Israel.

10 E contra ele se conjurou Sellum, filho de Jabes; e o atacou, e matou publicamente, e reinou em seu lugar.

11 E o resto das ações de Zacarias está escrito no livro dos anais dos reis de Israel.

12 Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito a Jehu: Teus filhos estarão assentados sobre o trono de Israel até à quarta geração. E assim sucedeu.

13 No ano trinta e nove de Azarias, rei de Judá, reinou Sellum, filho de Jabes, só um mês em Samaria.

14 E subiu de Thersa Manahem, filho de Gadi; e veio a Samaria, e investiu com Sellum, filho de Jabes, em Samaria, e o matou, e reinou em seu lugar.

15 E o resto das ações de Sellum, e a conspiração, que ele urdiu atraiçoadamente, isto está escrito no livro dos anais dos reis de Israel.

16 Então destruiu Manahem a Thapsa, e a todos os que nela estavam, e os seus confins desde Thersa; porque lhe não quiseram abrir a porta; e matou todas as mulheres prenhes, fazendo-as rasgar pelo ventre.

17 No ano trinta e nove de Azarias, rei de Judá, reinou sobre Israel em Samaria Manahem, filho de Gadi, dez anos.

18 E obrou o que era mau diante do Senhor; não se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nabat, que tinha feito pecar a Israel, durante todo o seu reinado.

19 Veio a esta terra Ful, rei dos Assírios, e Manahem deu a Ful mil talentos de prata, para que ele o socorresse, e lhe firmasse o seu reino.

20 Manahem ordenou a imposição deste dinheiro sobre todas as pessoas poderosas, e ricas, para o dar aos Assírios, cinquenta siclos de prata por cabeça; e voltou-se o rei dos Assírios, e não se demorou no país.

21 O resto das ações de Manahem, e tudo o que ele fez, está escrito no livro dos anais dos reis de Israel.

22 E adormeceu Manahem com seus pais. E Faceia, seu filho, reincau em seu lugar.

23 No ano cinquenta de Azarias, rei de Judá, reinou Faceia, filho de Manahem, sobre Israel dois anos;

24 E obrou o que era mau diante do Senhor; não se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nabat, que tinha feito pecar a Israel.

25 Mas Facée, filho de Romelia, general das suas tropas, fez uma conjuração contra ele, e o feriu em Samaria na torre da casa real ao pé de Argob, e ao pé de Arié, e com ele a cinquenta dos filhos dos Galaaditas, e matou, e reinou em seu lugar.

26 O resto das ações de Faceia, e tudo o que ele fez, está escrito no livro dos anais dos reis de Israel.

27 No ano cinquenta e dois de Azarias, rei de Judá, reinou Facée, filho de Romelia, sobre Israel em Samaria vinte anos.

28 E obrou o que era mau diante do Senhor; não se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nabat, que tinha feito pecar a Israel.

29 Em tempo de Facée, rei de Israel, veio Theglathfalasar, rei dos Assírios, e tomou Aion, e Abel, casa de Maáca, e Janoe, e Cedes, e Asor, e Galaad, e Galileia, e o país de Nefthali; e transportou todos os seus habitantes para a Assíria.

30 Mas Osée, filho de Ela, fez uma conspiração e armou emboscadas contra Facée, filho de Romelia, e o feriu, e o matou; e reinou em seu lugar no vigésimo ano de Joathão, filho de Ozias.

31 Mas o resto das ações de Facée, e tudo o que ele fez, está escrito no livro dos anais dos reis de Israel.

32 No ano segundo de Facée, filho de Romelia, rei de Israel, reinou Joathão, filho de Ozias, rei de Judá.

33 Ele tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Jerusa, filha de Sadoc.

34 E ele fez o que era agradável ao Senhor; e procedeu em tudo como tinha feito Ozias seu pai.

35 Todavia não destruiu os altos; porque ainda o povo sacrificava, e queimava incenso nos altos. Ele edificou a mais alta porta da casa do Senhor.

36 O resto das ações de Joathão, e tudo o que ele fez, está escrito no livro dos anais dos reis de Judá.

37 Neste mesmo tempo começou o Senhor a enviar contra Judá a Rasin, rei da Síria, e a Facée filho de Romelia.

38 E Joathão adormeceu com seus pais, e foi sepultado com eles na cidade de David seu pai, e em seu lugar reinou seu filho Accáz.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir